domingo, 31 de outubro de 2010

Porta com Mangá



Eu comprei um mangá na Liberdade (Bairro da cidade de São Paulo) por R$ 5,00, eram um desses mangás grandes com historias variadas, depois de ler “traduzir” algumas historias decidi utilizar ele para alguns de meus trabalhos, queria deixar minha porta mais diferenciada, então resolvi colar as folhas desse mangá na porta.

Explicação e dicas de como fazer:

1. Com um estilete faça vários riscos com espaço médio de 1 centímetro entre eles, para que a cola adira bem a porta, já que a tinta que tem da porta impede que a cola adira a madeira, desse modo a cola penetra nas ranhuras do estilete e adere a porta.  Retire o espelho e a maçaneta da porta, para isso remova um parafuso bem pequeno que tem no cabo da maçaneta, puxe ela e as duas sairão, daí retire os parafusos que prendem o espelho da fechadura, deixe guardado seguramente em algum lugar pois vai colocar novamente quando acabar o trabalho.
2. Com o estilete e o auxilio de uma régua, corte as folhas de mangá, coloque a régua com o lado sem os números (Esta lado é mais grosso e não tem um desnível, desse modo é mais seguro e impede que o estilete passa por cima da régua e assim pode até evitar um acidente bem indesejado) per rente ao lugar onde as paginas ficam presas, e daí passe o estilete cortando as folhas, é melhor assim do que simplesmente rasgar as folhas o que deixaria rasgos no papel do mangá que você irá colar na porta.
3. Pegue um prato ou uma bacia e encha de água, coloque as folhas dentro, isso mesmo molhe as folhas! A tinta do mangá não vai borrar e nem sair na água e o papel não vai rasgar, faça isso para que o papel absorva a água, assim quando você for aplicar na porta a folha de papel não vai ficar enrugada! E assim que o papel secar ficará idêntico ao que era antes de ser molhado, sem nenhuma marca ou dano.
4. Aplique a cola na porta, de preferência com um pincel ou se tiver um aerógrafo, daí aplique as folhas na porta, coloque um pano por debaixo da porta porque vai escorrer água dos papeis e comece de cima para baixo.
5. Depois da aplicação deixe secar por completo e por fim aplique um verniz a base de água, como a Termolina Leitosa.
6. Depois que aplicar esse verniz a base de água pode se desejar aplicar um de alto desempenho como a base de solventes. Se aplicar esses antes ele penetra no papel e o deixa ele meio transparente aparecendo o desenho da outra folha e o resultado fica feio. Agora se aplicar por cima do verniz a base de água não tem problema porque ele não chega ao papel.
7. Recoloque a maçaneta após ter terminado o trabalho na porta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário