sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vitral Artificial de Evangelion


Neon Genesis Evangelion é um anime muito famoso que eu adoro e isso reflete em vários de meus trabalhos.
Em meu quarto tenho janelas realmente grandes e resolvi um dia fazer vitrais nelas, para fazer um teste fiz este que vocês vem na foto, foi feio com cartolina e papel celofane, algo bem barato mas não por isso se torna simples.

Explicação e dicas de como fazer:

1.Pegue um desenho que deseja aplicar no vitral e o amplie do tamanho da janela, se não souber ampliar desenhos pode utilizar um programa chamado posterizar que amplia o desenho e imprime vários de suas partes em folhas de sufite, depois é só uni-las e terá sua ampliação. Outra forma é fazer por quadriculados, faça quadriculados pequenos por exemplo 20 linhas por 10 colunas em seu desenho, com distancia de 1 cm e em uma folha grande faça 20 linhas e 10 colunas com uma distancia de 2 cm, então você copia todo o conteúdo do quadrado da linha 1 e coluna 1 para o quadrado 1 da linha 1 da folha grande, e assim por diante, dessa forma a ampliação será feita respeitando as escalas e posições do desenho, é uma das formas mais fáceis de ampliar desenho.
2. Coloque a folha com o desenho ampliado por cima de uma cartolina preta, cole com fita adesiva, e então com um estilete com a lamina bem afiada corte as partes do desenho coloridas, deixando um espaço de 2 a 3 milímetros entre as linhas do desenho, depois de umas horas de muito trabalho vai ter a folha com o desenho completo com seu contorno na cartolina, retire o desenho original que foi colado com fita adesiva.
3. Recorte pedaços de celofane para colocar no desenho, um jeito fácil de cortar do tamanho certo e colocar o celofane sobre o desenho e marcar com uma caneta de cd o limite de corte do desenho, daí se corta o celofane do tamanho certo da peça a ser preenchida.
4. Coloque então a peça no lugar certo e cole com fita adesiva, cole até 3 ou 4 peças repetida no mesmo local para deixar a cor mais forte.
5. Terminado cole com fita adesiva o seu vitral na janela, é importante ressaltar que o celofane desbota com sol forte, então se sua janela fica de frente para o sol forte e não tiver uma veneziana para proteger vai desbotar rapidamente. Futuramente se desejar é possível fazer um vitral que não desbota que ensinarei futuramente aqui no blog, se não ficar satisfeito com o resultado é bom porque esse vitral é perfeitamente removível sem deixar qualquer vestígio, o contrario dos dois outros sistemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário