sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Quadro com Quebra Cabeça

Quadro quebra-cabeça


Zoo Quebra-Cabeça

Quadro com Quebra Cabeça

          Em janeiro estava cheio de preocupações na cabeça e queria relaxar um pouco, afinal eram minhas férias, então decidi comprar um quebra cabeça de 5 mil peças, enquanto montava não ficava pensando nos problemas, e foi ótimo, recomendo a todos é um ótimo passa tempo.
          Depois de montado fiquei com dó de desmanchar e guardar e vi que na parede da sala havia um espaço para ele, então colei as peças e fiz um quadro.

Explicação e dicas de como fazer:


1. Monte o quebra cabeça, de preferencia começe pela borda, pois é mais facil já que todas as peças tem um lado reto, então separe essas peças do quebra cabeça e monta a borda, também arrume uma superficie plana e fixa para montalo. 
2. Separre as peças pela cor e depois pela forma, e vá testando uma por uma, a cada peça que você encaixa fica mais facil.
3. Esses quebra cabeças grandes tem padrões então quando montar uma parte grande, como umas 27 colunas de peças por 60 peças mais ou menos, percebera que começa a repetir a sequencia, então você já sabe que peças vão se encaixar lá, se tiver tudo separado pela forma e cor vai ser bem mais facil. (Um jeito facil de identificar é procurar as peças com 4 pontas e sem nenhuma cova, essas peças são raras nos quebracabeças, a maioria só tem uma por repetição de padrão, então você verá que as peças que ligam-se a ela são repetidas e tem o mesmo formato, então ficará mais facil montar, já que tera uma previsão que qual peça vai se encaixar ali).
4. Depois do quebra cabeça montado e depois da comemoração hehehe, você tera de desmontar peça por peça, e coloar do “avesso” com a parte do desenho para baixo, e ir colando assim todas as peças uma ecaixada na outra (é possivel separar partes e virar com ajuda de papeis grossos, mas é um risco grande dessubar as peças e bagunçar tudo.
5. Monte em uma superficie macia como um lençol, pois as peças podem riscar se montar no chão por exemplo. E vamos mecher com cola então não é bom montar em cima de um tapete também, pegue um lençol que esteja para lavar e use com cuidado para colocar as peças. 
6. Depois de montado coloquei uma gota de cola sobre cada peça, e faça isso em uma area de uma folha de sufite, não passe a cola com um risco nem com pincel. pois ela pode vazar para o outro lado e atingir o lençol, é um trabalho demorado, afinal são 5 mil peças mas o resultado compença, quando tiver com uma area do tamanho de uma folha de sufite cole ela nessas peças, e faça isso em todo o quebra cabeça.
7. Depois disso gole uma cartolina, ou uma folha de madeira fina, como as que tem nos fundos de guarda roupas, nas folhas de sufite fixando todas elas. Assim você tera todas as peças coladas. (O fato de colar primeiro na sufite e depois em uma peça maior asegura que o quebra cabeça fique bem colado e tem de ser feito com o quera cabeça todo montado, porque se fizer uma parde e depois a outra da uma diferença de tamanho, porque as peças absorvem a cola e aumenta de tamanho, é pouco, mais faz uma diferença no geral, podendo deixar vãos grandes entre as peças e lugares onde não se conseguira encaixar as peças)
8. Coloque uma moldura na borda do quadro, no meu caso usei uma madeira da porta de um guarda roupa, e o resultado ficou muito bom. 
9. Passe um vernis como termolina leitosa para que o quebra cabeça não descore com o tempo e que nem seja deteriorado durante uma limpeza. 

Vantagens desse sistema:

As peças ficam colocadas uniformemente.
Não a riscos da cola vazar entre as peças.
As peças não soltam.
Maior durabilidade do quadro.

Desvantagens:

Muito trabalho e tempo para ser feito. 
Nunca mais podera desmontar e remontar seu quabra cabeça.

3 comentários:

  1. legal gosteii;...
    So uma perguntinha.. quanto tempo vc gastou p montar este quebra cabeças?

    ResponderExcluir
  2. Demorei um pouco menos de 1 mês, provavelmente uns 25 dias, mas estava de férias e estava montando todos os dias um pedaço =] Se fosse montar agora demoraria bem mais de um mês hehehe.

    ResponderExcluir
  3. kara ker um conselho?:não desmonta denovo... vc antes começar a montar monta emcima de um papelão ou coisa do uma folha fina de madeira então vc monta sem cola ou coisa do tipo aew vc pega um isopor (maior ki o Quebra cabeças ) então vc espalha cola (bem espalhada para naum vazar entre as peças) depois vc vai soltando devagar por cima do papelão e põe um pouko de força por cima do kebra cabeças aew vc compra uma moldura e vende ou guarda vc ki sabes

    ResponderExcluir