quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Caixa Personalizada

Caixa personalizada com figurinhas
Tenho muitos dvds em casa e sem espaço para guardar já estavam se acumulando na estante, então resolvi tirar as caixas de plástico e fazer encartes de dvds, como os que o pessoal da pirataria vende, com isso economizando muito espaço.



A caixa foi feita no tamanho certo para acomodar dvds
Cada caixa comporta 50 dvds e já montei algumas caixas e com isso ganhei muito espaço na estante e gavetas. Fiz uma planilha para organizar os discos de acordo com as caixas, assim quando procuro um disco encontro na planilha o um código, por exemplo, Box 05 disco 37. Então abro a caixa 5 e na posição 37 e lá esta o dvd que eu procurava =]

A sequêncial das figurinhas da tampa combina com o restante da caixa
Para não ficar feio uma caixa de papelão guardada no armário, fiz uma cobertura com figurinhas que tinha sobrando por aqui e então passei um verniz transparente para aumentar a durabilidade.

Dicas de como fazer:


1- Pegue uma caixa de sapato e conte retângulos para formar a sua caixa, as medidas vão variar de acordo com o que deseja guardar.
2- Cole as peças com pedaços de folha de papel com cola tanto pelo lado de dentro como pelo lado de fora.  
3- Cubra a caixa com uma ou mais camadas de jornal picado e cola, para que fique bem resistente e não deforme com o tempo.
4-  Agora faça a personalização, com figurinhas, papel de presente, fotos, imagens de revistas etc
5- Se houver imagens repetiras use uma na borda da tampa e a mesma na parte de baixo de modo que quando a caixa esteja fechada forme a figura. Assim além de ter uma estética melhor, será pratico na hora de fechar a caixa sempre com a tampa na mesma posição.
6- Passe duas ou mais camadas de verniz fosco ou brilhante. Recomendo fazer um teste antes, pois alguns papeis não aceitam bem alguns tipos de verniz. Geralmente papel poroso não aceita verniz que não seja a base de água. Caso isso ocorra, pode fazer duas camadas de verniz próprio para o material e as seguintes do de sua preferência.

Qualquer duvida fiquem a vontade para perguntar e tirar suas duvidas, se tiverem conselhos ou dicas serão bem vindas.
Obrigado pela visita.


2 comentários:

  1. Olá José, sou arte educadora aqui no Sul,adorei teu blog pois tem tudo a ver com meus alunos do Fundamental da noite em escola de periferia. Eles vão amar! parabéns pela habilidade e talento. Nunca desista de teus sonhos. Estou te seguindo,grande abç e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá RôPenna, muito obrigado pelo comentário =] Espero que o conteúdo que publico no blog possa te ajudar de alguma maneira, se precisar de algum tutorial ou exemplos pode pedir que posto aqui. Pode deixar que não vou desistir não, minhas horas vagas são dedicadas a este trabalho.
    Abraços e sucessos com seus alunos =]

    ResponderExcluir