sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Desenho SD

Uma auto caricatura em SD

SD ou Super Deformer são desenhos em que as proporções entre cabeça e corpo fogem do padrão, geralmente o corpo tem o mesmo tamanho da cabeça ou o dobro. 

Para este desenho utilizei dois programas ótimos, o Gimp, que faz a manipulação da imagem e coloração, similar ao Photoshop, e o InkScape para fazer os traços e montagens, ele é similar ao Corel Draw ou ao Flash. 

Optei por esses programas pois são Softwares Livres e tem uma qualidade muito boa, não devendo nada para os programas proprietários.

A seguir vou mostrar os passos utilizados para fazer este desenho. 
Primeiro fiz o desenho a mão e tirei uma foto dele, então eu redesenhei ele utilizando o InkScape. As linhas são feitas em formato vetorial, então não deformam-se ao ampliar ou reduzir e são ótimas para fazer os preenchimentos.
Fiz alguns traços mais fortes e outros mais finos para dar a impressão de sombra e profundidade. Fiz isso transformando as linhas em caminhos, assim pude aumentar e diminuir a linha manualmente em determinados pontos.

Os 3 passos seguidos para criação do desenho em vetor
 Para redesenhar é interessante utilizar camadas e importar o desenho e desenhar por cima, mas para quem tem um programinha especial para Windows ou utiliza Ubuntu ou outro sistema operacional linux pode usar a transparência de janelas, algo muito util para este fim. Apertando a tecla alt + a rolagem do scrhool do mouse, é possível regular a transparencia das janelas.

Com a transparência de janelas é fácil redesenhar
 Para fazer a coloração é interessante utilizar um programa como o Gimp que permiti trabalhar e misturar muitas cores com texturas, esfumaçar, borrar, entre outros efeitos que em vetorial seria inviável.
Para este desenho utilizei o vetoria de fundo e no Gimp fiz marcas de referencias e fiz a coloração.

Textura da camisa feita no Gimp
 É necessário fazer texturas para cabelo, camisa, calça, tênis, mãos, pés enfim, todos os elementos do desenho são feitas texturas.

Algumas texturas trabalhadas no Gimp

Para se fazer a aplicação da textura no vetorial se utiliza a ferramente clip no Inkscape, se seleciona um preenchimento por exemplo da camisa, em seguida posiciona sobre o desenho importado da textura e se faz a escala para que um encaixe no outro, tendo selecionados as duas imagens utilza-se o clip, então a textura fica no formado do preenchimento.

Passo a Passo na aplicação de textura

Passo a passo para aplicação das texturas:
1- Fazer o desenho com linhas vetoriais
2- Preencher o desenho com a ferramenta lata de tinta
3- Importar a imagem de textura e colocar atrás do objeto pintado
4- Escalar e ligar os pontos de referencias na imagem vetorial
5- Aplica-se o Clip e pronto a imagem fica concluída.

Programas utilizados: Gimp e Inkscape
Aqui vemos os programas utilizados, a muitos tutoriais pela internet e todos são leves e fáceis de usar, inclusive tem versões em português. Recomendo que experimentem. Qualquer duvida basta mandar uma mensagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário