segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Formato do Mangá

Mangás publicados semanalmente no Japão

Tal como acontece com a maioria dos livros japoneses, a ordem de leitura de um mangá é a inversa da ocidental. Ou seja, a capa do livro tem a lombada à sua direita (correspondendo tal à contracapa ocidental), sendo a leitura das páginas feita da direita para a esquerda. Alguns mangás publicados fora do Japão, destinados a um público ocidental apresentam, no entanto, a configuração habitual nestes países. Além disso, são feitos em preto-e-branco — contando esporadicamente com algumas páginas coloridas no seu início ou miolo — e em papel reciclado, que torna o produto barato e acessível a qualquer pessoa.



Os mangás são publicados no Japão originalmente em revistas antológicas. Essas revistas com cerca de 800 páginas são publicadas semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, bimestralmente ou trimestralmente. Ao invés de trazerem em seu miolo apenas uma história, elas trazem capítulos de várias séries diferentes. Cada capítulo normalmente tem entre 20 e 40 páginas. Assim que atingem um número de páginas em torno de 160~200, é publicado um volume, chamado tankohon ou tankobon, no formato livro de bolso, que, aí sim, só contém histórias daquela mesma série. Esses volumes são os vendidos em diversos países. Dependendo do sucesso alcançado por uma série, ela pode ser reeditada em formato bunkoubon ou bunkouban (完全版) (mais compacto com maior número de páginas) e wideban (ワイド版) (melhor papel e formato um pouco maior que o de bolso).


Uma das revistas mais famosas por lá é a Shonen Jump (Shueisha). Ela publicou clássicos como Dragon Ball, Saint Seiya (ou Cavaleiros do Zodíaco), Yu Yu Hakusho e continua publicando sucessos como Naruto, One Piece ,Bleach e Death Note. Existem também outras revistas como a Champion Red (Akita Shoten), que publica Saint Seiya Episode G (Cavaleiros do Zodíaco Episódio G), a Shonen Sunday (Shogakukan), que publica InuYasha, e a Afternoon (Kodansha). Entre outras, podem-se citar também a Nakayoshi (Kodansha), revista de shoujo famosa que publicou entre outros Bishoujo Senshi Sailor Moon e Sakura Card Captors, e a Hana to Yume (Hakusensha) que publica Hana Kimi e Fruits Basket.


Há também os fanzines e dōjinshis, que são revistas feitas por autores independentes sem nenhum vínculo com grandes empresas. Algumas dessas revistas criam histórias inéditas e originais utilizando os personagens de outra ou podem dar continuidade a alguma série famosa. Esse tipo de produto pode ser encontrado normalmente em eventos de cultura japonesa e na internet. A Comiket (abreviação de comic market), uma das maiores feiras de quadrinhos do mundo com mais de 400.000 visitantes em três dias que ocorre anualmente no Japão, é dedicada ao dōjinshi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário