domingo, 20 de fevereiro de 2011

Gimp - Programa para edição e criação de imagens

Wilber mascote e logo do GIMP
GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um software livre voltado principalmente para criação e edição de imagens raster (bitmap, png, jpe, gif etc), e também para desenho vetorial, mas nesse caso recomendo o Inkscape, que foi desenvolvido para desenho vetorial.

O GIMP foi desenvolvido para ser um software livre de edição de imagem, similar ao Adobe Photoshop que vemos no mundo do software proprietário. Foi um projeto universitário que amadureceu bastante e hoje alcança expressiva popularidade, sendo utilizado por hobbistas e profissionais.

Interface o GIMP
O GIMP possui os recursos para ser utilizado na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital.

Assim como o uso interativo, o GIMP pode ser manipulado através de scripts. Existe suporte a Scheme (ScriptFu), Perl, Python, Tcl, Ruby, e programas capazes de executar comandos UNIX. Isso permite, por exemplo, produzir imagens para uma página web utilizando scripts CGI, ou realizar edições (como correção de cor ou redimensionamento) de imagens em lote.

Gimp dividido em duas telas
Uma das principais vantagens que ele trouxe ao ramo de softwares gráficos foi as barras de ferramentas flutuantes, ou seja as barras não ficam presas no corpo do programa, quando ele veio com essa tecnologia nova muitas pessoas reclamaram pois estavam acostumadas ao Photoshop que era fixo, então fizeram uma versão adaptada chamada GIMPshop que possui o mesmo recurso.

A vantagem de se ter as barras de ferramentas livres do programa é a liberdade de se trabalhar com uma imagem em um monitor grande e as barras agrupadas em um monitor pequenos. Por exemplo na imagem acima, a imagem é editada em um monitor de 35" sem barras de ferramentas, assim é possível ver a imagem em tamanho real e completa aproveitando a capacidade do monitor, e na segunda janela estão as barras de ferramentas e outras coisas como a barra do sistema operacional, este segundo monitor pode ter 14" ou 12" polegadas. Trabalho com esse sistema e é muito bom! E agora eu sinto muita falta disso em um Blender ou no Inkscape.

* Download do GIMP para windows (para linux basta ir na central de programas e baixa-lo e mac também possui versão deste programa)
* Comunidade Brasileira do GIMP com Tutoriais 
Fórum brasileiro do GIMP
* Pagina oficial do GIMP

2 comentários:

  1. bom eu tenho o gimp soque naum sei como usa-ló porfavor me ajude

    ResponderExcluir
  2. No forum tem varias aulas e dicas de como fazer bom proveito do GIMP, http://www.gimp.com.br/smf/index.php também é possível ver video aulas no youtube e com uma pesquisa rápida no google encontramos vários tutoriais, tem bastante conteúdo pela rede, futuramente depois de concluir o curso de Blender pretendo fazer videoaulas de GIMP, quando chegar a nova versão.

    ResponderExcluir