domingo, 20 de março de 2011

Adicionar tomada em uma bancada


Eu tenho minha bancada aqui de desenho e artes em geral, então volta e meia preciso de uma tomada e como não tem preciso pegar uma extensão, para acabar com isso decidi colocar uma tomada.

Primeiro fiz um furo centralizado na bancada, no lugar ideal onde precisaria de uma tomada, então com esse furo feito peguei uma cerra copo e fiz o furo do tamanho para encaixar a tomada. Essa tomada é normal de parede, mas retirei os suportes de plástico que a prende na parede para caber no buraco.


Feito o buraco é necessário desbastar um pouco até que a tomada caiba bem, cabendo ela então esta na hora de ligar os fios de baixo para cima, pois a intenção é não ter fios por cima da bancada, então passar cola branca no corpo da tomada e então fixa-la na bancada.


Com ela pronta depois de secar bem a cola é possível usar a vontade, fiz força para ver se ela não sairia e esta fixa para sempre =P


Na parte de baixo fiz as conexões necessária e então selei tudo com fita isolante e fixei melhor com barbante, puxei outro fio para as luzes que ficam na mesa de luz na própria bancada.


A instalação pode parecer perigosa mas...
* Utilizei um disjuntor e com fios que seriam suficientes para ligar um chuveiro elétrico, ferro de passar roupa e até um ar condicionado sendo que ele será usado para ligar uma luminária ou umidificador ou um mini-drill de 12v então preparei uma estrada para rodar um caminhão sendo que só vou usar uma bicicleta.
* A madeira não tem contato com o fio (e mesmo que tivesse é isolante), não vai esquentar e pegar fogo porque o sistema não ficará aquecido e a cola é melhor que usar parafusos ou pregos de metal.
* Usei barbante para fixar o frio pois é bem mais seguro que utilizar um outro fio ou então presilhas de metal.
* E a tomada atende as normas técnicas e a alteração que fiz foram apenas no exterior o interior dela esta intacto

Um comentário: