domingo, 10 de abril de 2011

Tutorial - Remover ruido de áudio

Geralmente quando gravamos um auido no pc, ele vem com um certo ruido do ambiente, pode ser do cooler do computador, ar condicionado, ventilador de teto ou da rua. Para remover isso é fácil usando o Audacity, mas primeiro vamos fazer uns ajustes no microfone. 


Se estiver no Windows clique com o botão direito no ícone de som da Barra de Tarefas e clique em Dispositivos de Gravação, no menu que se abrir. 


Na janela que abrir, seleciona microfone e clique no botão propriedades.


Aqui ajuste o som do microfone para 40 (ou o que estiver melhor para o seu ambiente de gravação, esse valor pode variar de acordo com o ambiente e o aparelho de microfone).
Ajuste também a sensibilidade para o microfone, novamente isso pode variar, aqui selecionei 20 dB e ficou muito bom. 


Quando abrir o audacity repare que o controlador do microfone esta em 40 ou no valor que você definiu no windows anteriormente. 


Faça sua gravação com um trecho de segurança, onde não emita nenhum som, para ter o registro do ambiente, assim o audacity irá excluir o som do ambiente preservando sua gravação foco. 

Selecione o ruido, clicando no final dele, mantendo o botão pressionado e avance para o inicio da gravação com o botão clicado e solte quando chegar no começo. Faça isso também se tiver um arquivo já gravado ou uma musica, para abrir o audio no audacity basta ir em ficheiro, importar, áudio. 


Com o ruido selecionado vá em Efeitos, remover ruido. 


Na janela que abrir selecione Perceber perfil de ruído. 


A janela se fecha e selecione todo o audio agora, ou então o trecho que deseja remover o ruido. 


Vá novamente em Efeitos, Remover ruido. 


Agora nesse janela clique em ok. Pronto o ruido será removido. Agora é só salvar e exportar ou áudio. Tem como configurar melhor essa remoção de ruido, mas por padrão as definições são muito boas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário