terça-feira, 24 de maio de 2011

Anki - Programa para ajudar a estudar

Tela inicial do programa.

Este é o Anki, um programa que serve para memorizar palavras, frases, formulas ou qualquer coisa que possa ser colocada em um cartão. Decoramos por meio de repetição, de maneira que quando abrimos o deck vemos uma certa quantidade de cartões, por exemplo 20. Todo os dias abrimos o programa e ele exibe por exemplo 14 cartões que temos dificuldade em aprender, 5 que são regulares e 1 que é fácil. Assim vemos as palavras difíceis varias vezes e as decoramos e as que já sabemos também são revistas, mas com um espaço maior de tempo, o suficiente para não esquecer.

Frente do cartão.

Quando abrimos um conjunto de cartões vemos esta janela, onde mostra a parte da frente de um cartão com uma palavra, por exemplo neste caso é siting-room, eu estou estudando inglês e fiz este cartão para ajudar a memorizar palavras, do mesmo jeito que pode ser feito com japonês, formulas matemáticas ou questões de uma prova.

Verso do cartão.

Quando clicamos em mostrar cartão vemos esta nova janela, onde é mostrada a resposta ou, neste caso, o significado. Aqui escrevi o significado em inglês, para forçar a memorização e pensamento na língua inglesa, caso isso ainda não ajude eu posso selecionar o texto e ver a palavra oculta.

Palavra oculta fica visível sendo selecionada.

Agora vemos que é sala principal, fiz este recurso escrevendo sala principal em branco, então ela só fica visível se o fundo for de outra cor ou se eu selecionar o texto como fiz na imagem acima. Agora que já sei o significado basta classificar o cartão, se for fácil eu vejo ele novamente depois de uns 20 e tantos dias, se for regular vejo novamente em 16 dias, e se for difícil, vejo novamente em 6 dias, ainda podemos colocar repetir e ao terminar de ver os cartões do dia ele será revisto. Essa dificuldade é ajustável, mas tem também um modo inteligente em que ela vai se adaptando, de acordo com a quantidade de palavras e dificuldade ou facilidade dos cartões.

Montando um Cartão, com audio incluído.

Aqui é a tela onde podemos adicionar mais cartões, é possível adicionar texto, imagem, som e vídeo. Vejam que escrevi reach e junto tem [sound:reach.mp4] esse texto é inserido automaticamente quando adicionamos um som, vídeo ou imagem, isso significa que nesta parte do catão há um arquivo anexado, esse som eu peguei do google tradutor, que é a pronuncia, assim quando ver a palavra vou ouvir o som dela, facilitando ainda mais a memorização e ajudando na escuta e pronuncia da palavra.  Na parte de Tags é possível escrever por exemplo se é um verbo ou adjetivo ou qualquer outra coisa que classifique o cartão.

Há muitas coisas para se falar, mas teria de montar um tutorial completo, estou a disposição para ajudar no que precisarem, qualquer duvida é só mandar uma mensagem. Vocês podem baixar o programa no link abaixo.

Download: http://www.baixaki.com.br/download/anki.htm
Pagina oficial: http://ankisrs.net/


Um comentário: