terça-feira, 31 de maio de 2011

A Cola Perfeita - A prova de professores brasileiros


Hoje vou compartilhar com vocês uma ferramenta muito útil para ser usada em provas em que temos de decorar uma lista de coisas como por exemplo, no meu caso, as 33 Normas Regulamentadoras (NR) de Segurança do Trabalho.

Temos as colas de xerox reduzidas, escrever na carteira ou na cadeira da frente, e todas são possíveis de ser pegas. Pensando nisso pensei em como inovar o método de colar.

Bem, eu estudo japonês e não tenho nenhum professor que estude ou fale japonês, então o primeiro passo seria escrever a cola em japonês, assim se ela for pega, falo que é um amuleto de sorte ou meu nome escrito em japonês hehehehe.

Em seguida precisaria de um lugar seguro para a cola, um lugar que pudesse ver e não levantasse suspeitas, olhando na minha mesa e nos materiais o lugar perfeito seria o lápis! Ele sempre tem coisas escritas e decoradas, e alguns tem até as tabuadas! Não seria surpresa um professor ver um lápis em japonês, acharia normal, e isso seria perfeito =]

Agora temos de fazer algo bem feito! Num programa de texto escrevemos a cola, no meu caso fiz uma coluna longa e fina, alterando entre amarelo e vermelho para cada NR. Assim não me confundiria com o começo e o fim de cada NR, e também escrevi os números em japonês para não levantar suspeitas. Fiz também o fundo preto porque assim diminuiria ao máximo o link com um papel impresso. Se fosse branco ele iria sujar mais e ficaria muito evidente o ponto onde iria unir a folha para contornar o lápis. O lápis preto é mais discreto e difícil de ver o ponto de colagem.

Pronto, feita a folha, recorto direitinho com estilete, pego o lápis, raspo um pouco a tinta, passo cola na folha, enrolo no lápis com o texto começando com o lado da ponta do lápis, para facilitar a leitura, e pronto! A cola perfeita =] Pelo menos funcionou para mim no tempo de curso técnico e faculdade hehehe.

Nota, fiz isso porque não faz sentido gastar tempo com decoreba! Sou totalmente contra as materiais que fazem com que tenhamos de decorar! Temos de aprender como a matéria foi pensada, porque ela é assim e porque funciona dessa maneira! Não porque algo é assim e pronto, decora ai! =P

Amanhã atualizo o post com mais fotos.

Agradecimentos especiais a Paloma que me ajudou com o texto e me incentivou a publicar essa idéia =]


3 comentários: