sábado, 28 de maio de 2011

Como baixar sons do Google Tradutor - Tutorial

Uso muito o Google Tradutor, e como estou aprendendo inglês e tenho dificultade na pronuncia muitas vezes clico no botão para ouvir a palavra original como por exemplo "rather", mas gostaria de salvar o som, incluir o som no Anki ou baixar a lista dos verbos inrregulares, mas infelizmente ele não tem o botão de download.

Procurei então no Google como faço para baixar, e só encontrei pessoas falando para usar o gravador do computador, certamente tem um meio mais fácil, imaginando que ele formava um arquivo mp4 de som resolvi testar os programas de download de media do Firefox e então encontrei um que funcionou o Sothink.

Para baixar os sons do Google Tradutor, primeiro use o Firefox, e com ele aberto navegue para este link:
Sothink Web Video Downloader for Firefox:
http://www.baixaki.com.br/download/sothink-web-video-downloader-for-firefox.htm
Clique em baixar, permitir, instalar e reinicie o navegador, quando estiver no google tradutor e clicar em ouvir o ícone do programa ficara verde, como vemos na janela abaixo:


Então deve-se clicar no botão verde do programa que fica piscando e escolher a primeira opção no menu, para assim salvar o arquivo de áudio. 


Ele apresentara esta janela, para organizar melhor devemos escolher o botão ao lado do caminho escrito "Select" e então escolher um caminho apropriado e renomear o arquivo.


Notem que eu coloquei o nome do arquivo igual a palavra que foi pronunciada para ser fácil sua localização, também deixei como extensão o mp4 que é compatível com os players mais comuns, é possível depois converter para outros formatos com outros programas.


Por fim somos levados para essa pagina onde vemos o download.

Espero ter ajudado, com este procedimentos podemos baixar sons de qualquer língua e colocar no mp3 player textos inteiros e ouvir no dia a dia para praticar ou então com a ajuda de programas como o Anki utilizar o som para treinar a pronuncia.

20 comentários:

  1. Otimo post!!!
    Ajudou muito! ;)

    ResponderExcluir
  2. Cara, valeu mesmo!!! Depois de um dia tentando encontrar um leitor tão bom quanto o do google, finalmente me deparei com seu blog e a sua dica foi demais!!

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenha gostado da dica, sempre que souber de algum meio de ajudar a resolver um problema pode ter certeza que estará aqui =] E se tiver alguma dica para ser publicada por favor envie para o nosso blog que ficarei feliz em publica-la! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Amei! Finalmente vou poder criar vinhetas para minha WebRádio! Obrigado por compartilhar sua inteligência conoscom é a primeira postagem que vejo, mais lerei sempre seu blog =D

    ResponderExcluir
  5. muito bom!
    serve pra baixar e usar como toques no iphone, pra chegada de mensagens, etc.. :D

    ResponderExcluir
  6. bem bom, mas quando ha mais de uma frase, o texto fica "comido"... e nao existe similar para chrome ou internet explorer? baixei o mozila so para isto... ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente só encontrei para Firefox, mesmo assim vale a pena, sempre estou usando esta ferramenta =]

      Excluir
  7. Muito Lixo só salva 3 palavras.
    Nao da para salvar textos.

    ResponderExcluir
  8. NAO FUNCIONA, PARA FRASES GRANDES. mas é uma ajuda para quem quer traduzir frases pequenas e trasformar em arquivo de audio

    ResponderExcluir
  9. muito bom o tutorial, apesar de ele dividir a frase, eu juntei aqui os arquivos e ficou perfeito
    abraço

    ResponderExcluir
  10. Bom instalei o firefox, o sothink e quando fui na página do google tradutor e ao clicar no botão de pronuncia o som não saiu, mas usando no chrome saiu...me resta ver se no próprio chrome tem alguma opçãol.
    PS. Está terrível usar a página do tradutor e todas as outras de serviço do google no IE8/winXP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho não funcionar no Firefox, tentou abrir o Youtube no Firefox? As vezes pode estar faltando um plugin, se ele não rodar os vídeos então tem de instalar o plugin, ele abre uma aba e pede para instarlar. Sothink não tem para chrome ainda, e como uso Ubuntu, não sei como esta a internet no Internet Explorer rs.

      Excluir
  11. Galera, está acontecendo erro de PHP na hora do download. Porvavelmente ele não está conseguindo encontrar do diretório temporário que o PHP usa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não tive problemas, será que não é algum antivírus ou algo do tipo que esta te bloqueando o acesso ao diretório temporário?

      Excluir
  12. CARA, MUITO BOM MESMO!!! PARABÉNS!!

    Eu Estou criando flash cards para memorizar os verbos irregulares (inglês) e aí estavam faltando os audios, intalei tudo certinho e para uma melhor pronúncia eu acessei o próprio site da escola onde no tradutor (inglês - inglês) é possível ouvir a pronúncia certinho e ainda escolher entre US e UK... MUITO BOM MESMO!!!

    5 Estrelas!!!

    ResponderExcluir
  13. Justamente o que eu queria e para o mesmo propósito, tomara que dê certo. Eu já tentei gravar tanto com o "microfonezinho" do Windows como com vários outros programas, mas há algum problema de áudio no meu PC que não permite gravar nada.

    ResponderExcluir