sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como escolher cores que combinam?

Muitas vezes quando estamos fazendo um desenho, modelando um site ou até mesmo para escolher a roupa temos dificuldade para achar uma cor que combine com outra.

Para resolver esse problema tem um circulo com cores, onde podemos encontrar facilmente as cores que combinam, começando com um circulo simples como cores primarias (vermelho, amarelo e azul), estendemos ele para cores secundarias (laranja, roxo e verde) e até ele ficar em um tamanho que tenha as cores que desejamos combinar. 



Neste exemplo por exemplo podemos ver que o amarelo combina com o roxo, pois é a cor oposta a ele, causando assim um equilibro. Ou então o laranja com o azul, e assim por diante. 



Aqui aumentamos mais o circulo colocando mais cores. Começa a ficar complicado a encontrar, desse caso utilizamos uma regua para localizar a cor oposta ou então se estiver no pc, usamos uma linha, vou exemplificar com essa seta. 


Neste caso vemos que o laranja combina com o azul, como combinava anteriormente, o que indica que as cores estão bem localizadas. 


Aqui vemos que o verde claro combina com o roxo claro, e assim vai indo. O motivo dessas cores combinarem é que elas possuem um equilíbrio, se tivéssemos luzes com esses tons e ligasse-mos no mesmo ambiente a cor formada seria o branco! Se as cores tem um equilíbrio entre elas elas combinam =] O estranho do equilíbrio é que causa um contraste hehehe 


Um comentário: