segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estudo de Um Ponto de Fuga

1. Ponto de fuga: Para começar, trace uma linha, que será a camada de linha do horizonte.Feito isso, marque um ponto nessa linha, pode ser em qualquer lugar. Aqui, para melhor ilustrar, marcarei no centro da linha.


Desenhe, agora, um quadrado em qualquer parte da folha, em cima ou em baixo da linha ou, até mesmo, no centro.

Agora, em cada ponto do quadrado, você vai traçar uma linha até o ponto de fuga. Ao fazer isso com os quatro lados, perceberá que a figura já tem uma profundidade.


Agora, para achar a profundidade, trace uma linha ligando dois pontos, do quadrado, na diagonal (está representada por uma linha vermelha). Perceba que o traço azul corta uma das linhas do ponto de fuga, a partir deste ponto traçaremos as quatro linhas vermelhas que vão formar o final do cubo. Elas são traçadas em ângulos retos. Então, não tem o que errar, se usar um esquadro.  



Atenção! Tudo o que estiver de preto, nos exemplos a seguir, são formas padrões de desenho. Já as linhas em azul foi algo que deduzi para dar um final ao cubo, deixando-o proporcional, antes disso as linhas vermelhas eram feitas ao acaso. Não sei se essa é a forma certa ou se tem algum erro nessa teoria, mas por enquanto vem me servindo bem.



Um comentário: