sábado, 25 de junho de 2011

Estudo da Anatomia – Movimentos do Braço



Agora, vou explicar algumas coisas sobre o braço, que poderá lhe ajudar a entender o porquê do movimento dele ser assim e como os músculos e ossos se comportam nos movimentos.O braço é composto de três ossos grandes, são eles: o úmero (osso superior do braço), cúbito ou ulna e o rádio.
O antebraço é composto de dois ossos, que se entrelaçam para criar o movimento de torção que temos no braço quando, por exemplo, vamos girar uma chave em uma porta. Portanto, quando nós viramos o pulso de um lado para o outro, não é ele que faz o movimento e, sim, o braço! O pulso só faz movimento de cima para baixo e para os lados, o movimento de rotação depende do braço.


Quando movimentamos os ossos, os músculos se movimentam junto, mudando a forma ao redor do osso.

Como comentei antes, a anatomia é boa para aprendermos a desenhar, porque agora sabemos que, quando um pulso está virado, o braço vai ter uma forma diferente por causa dos músculos e, mesmo quem não entenda nada de anatomia, vendo seu desenho bem feito, comparado a um desenho que não tem o volume dos músculos, perceberá, nitidamente que o seu desenho é mais familiar e agradável ao olhar. 



Um comentário: