sexta-feira, 3 de junho de 2011

Estudo de Três Pontos de fuga

3. Pontos de fuga: Este é o mais complicado, pois as distâncias dos pontos podem deixar o desenho com uma perspectiva muito forçada. Comece traçando a linha do horizonte, marque dois pontos nela e escolha outro ponto, na folha, distante da linha do horizonte, para ser o terceiro ponto de fuga.

Comece fazendo o mesmo que fizemos no exemplo anterior, com dois pontos de fuga. A diferença é que, aqui, não teremos ângulos retos, pois seguiremos a guia do terceiro ponto. Então, marque o primeiro traço, que é o canto do cubo; trace as quatro linhas dos pontos de fuga 1 e 2.

Faça o mesmo traço horizontal (azul), para achar o final do cubo e trace as próximas laterais, guiando-se sempre pelo ponto de fuga. Agora, é só terminar a base e estará feito seu cubo.



Atenção! Tudo o que estiver de preto, nos exemplos a seguir, são formas padrões de desenho. Já as linhas em azul foi algo que deduzi para dar um final ao cubo, deixando-o proporcional, antes disso as linhas vermelhas eram feitas ao acaso. Não sei se essa é a forma certa ou se tem algum erro nessa teoria, mas por enquanto vem me servindo bem.

Um comentário: