segunda-feira, 18 de julho de 2011

Arte Final – Usando o Pincel

Como você deve ter notado, o pincel é bem mais maleável que o Bico-de-Pena. Ele produz um traço mais grosso e solto.

Mergulhe as cerdas no vidro de nanquim, mas somente até a metade. Limpe o excesso na borda do pote.





Antes de atacar o desenho, tire mais um pouco de tinta num papel de rascunho. Para unir e afinar as cerdas, trace linhas compridas repetidamente.
Como eu já disse, o pincel é mais utilizado para contornos do que para detalhes. Se você dominar a técnica, porém, pode até substituir o Bico-de-Pena por um pincel pequeno.

Se você prestou atenção na figura acima, notou que há um pedaço de papel debaixo da mão do desenhista. Ele o está usando para evitar que o desenho fique borrado, por acidente, e que você não consiga entendê-lo direito depois.
Aliás, desenhando com lápis, Bico-de-Pena ou caneta, é sempre bom usar este truque, para evitar, inclusive, que a sua mão manche a folha de suor.



Como aluno responsável, que você certamente é, vai cuidar bem dos seus pincéis depois de usá-los. Agite-os bem, dentro de um pote d´água e, depois, seque-os com um pano, usando o polegar e o indicador para alisar as cerdas.





Se elas continuarem descabeladas, mesmo depois disso, é recomendável molhar com saliva o pincel. Isso pode parecer anti-higiênico, mas é a melhor coisa a se fazer quando as cerdas estão ouriçadas.



Depois, use o mesmo sistema de canudinhos para proteger o pincel. Procure, também, guardá-los de pé, para não amassar as cerdas.




Atenção! Se o seu pincel tiver cabo de madeira, antes de guardá-lo, deixe-o deitado sobre uma flanela, até secar. Se você colocá-lo em pé, a água escorre e infiltra-se na madeira, estragando o cabo com o tempo.infiltra-se na madeira, estragando o cabo com o tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário