domingo, 3 de julho de 2011

Estudo da Anatomia – Perspectiva Aplicada ao Corpo


Este é um exemplo de como aplicar a perspectiva em todo o personagem. Este tipo de técnica de caixas, ao redor da axis, pode ser extremamente útil ao tentar um ângulo novo, que você não tenha nenhuma referência, ou algum desenho que você queira aplicar bem a perspectiva.

A perspectiva não vai servir só para fazer o seu personagem posando para uma foto, em um ângulo diferente, mas, também, vai servir para fazer seu personagem ficar proporcional a outras pessoas e objetos, em um cenário. Veja, no exemplo, abaixo como o personagem se encaixa bem ao cenário em que está, observe como as pessoas, ao fundo, ficam em uma escala perfeita. Caso fizéssemos isso sem perspectiva, seria muito difícil, para não dizer impossível, conseguir um resultado igual.

Outro detalhe é que eu fiz os olhos também voltados para o ponto de fuga, desse modo, eu consigo forçar a visão dele para um ponto, identificando-o. Claro que seria um exagero usar o ponto de fuga para os olhos, mas,para quem gosta de detalhes, isso é um prato cheio. Um exemplo é Leonardo Da Vinci, o qual fez esses estudos de perspectiva que estamos usando agora. Pena que ele não desenhava mangá U.U


Um outro detalhe é que os olhos desse personagem estão sobre a linha do horizonte, e mais ao fundo existe uma garotinha com os olhos na mesma direção, isso significa que os dois têm a mesma altura! Incrível, não? Agora, o garotinho, no meio dos dois, está com os olhos um pouco a baixo da linha do horizonte, então ele é menor do que os outros personagens! Então, se quiser um personagem maior, poderia colocar os olhos acima da linha do horizonte.
Quando vamos fazer um grupo de pessoas,usamos a perspectiva para fazê-lo. Isso é algo muito importante de se saber e vai lhe auxiliar muito.

Um comentário: