segunda-feira, 11 de julho de 2011

Estudo de Poses – Parte 1



Até mesmo quando você tem uma compreensão completa do modo como o corpo humano é modelado e como movimentar os membros, ainda há uma coisa pendente para a criação de uma pose nova:  você tem que inventar um personagem.
Ao pegar como referência um mangá ou uma imagem, que tem um movimento específico, você vê e percebe como deve desenhar, agora, sem referência é diferente, não é impossível ou dificílimo, mas é,por vezes, um tanto quanto complicado e aborrecedor.
Uma dica, para isso, é pegar um boneco de axis que tem para vender ou, então, uma forma mais barata é pegar um bonequinho (desses que vendem no 1,99), que seja todo articulado e, com ele, você pode montar a posição que quiser. O importante é o boneco ter as articulações do corpo humano.
Se não achar o jeito e pesquisar em revistar ou jornais pessoas com essas posições, comprar um livro de poses também é uma opção, mas é mais barato comprar o bonequinho XD, ou ainda, se tiver uma namorada ou namorado é pegar ele e deixar ele parado por alguns minutos até desenhar a axis. Se tiver câmera digital, seus problemas estão resolvidos, você pode tirar fotos de você mesmo nas posições e desenhar de qualquer ângulo!
Agora, se não tiver nenhum desses recursos, vai demorar bem mais para fazer, mas pensando pelo lado positivo, você será capaz de fazer qualquer posição, depois de alguns meses de estudo árduo, sem nenhuma referência! E isso é fantástico, especialmente se quiser trabalhar com isso futuramente! Em uma entrevista, ressalte isso em você e demonstre, com uma folha de papel e um lápis, o que você pode fazer! Mas nunca,repito, NUNCA esqueça de fazer a axis, especialmente com um editor chefe te olhando!

Eu sinto que algumas poses são parte essencial de uma história, mais cedo ou mais tarde elas aparecem e são, de certo modo, difíceis de desenhar, então, separei algumas para praticarmos.

Nesta pose, vemos uma pessoa se apoiando na parede para tirar os sapatos. Isso é muito comum no Japão, já que, ao entrar em casa, se retiram os sapatos e é um costume bem higiênico. Esta pose é especialmente difícil, porque tem muito equilíbrio e uma posição nova para desenhar.
Provavelmente, a parte mais difícil de desenhar seja o dorso superior. O pescoço, a posição da cabeça e a dos olhos é bem diferente do que vimos,até então. Para desenhar isso, usamos a formação de camadas. A cabeça é a parte do corpo que está mais à frente, portanto, é desenhada sobre o restante do corpo e em uma escala um pouco maior, sem esquecer que temos que colocá-la em uma posição que continue ligada ao pescoço, com o olhar  voltado aos sapatos.
Considerando que a personagem está equilibrada em um pé, o equilíbrio é ligeiramente instável. O braço que está tirando os sapatos demonstra alguma força para remover o sapato, assim, para evitar cair em cima de si mesma, ela tem que se escorar, usando o braço esquerdo para manter equilíbrio. Pequenos detalhes,como esse, fazem seu desenho parecer natural e realístico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário