sábado, 30 de julho de 2011

Teoria das cores


Antes de continuar a falar sobre aguadas e pinturas com guache e lápis aquarelável, vou retomar um assunto muito importante que deixei passar, a teoria das cores, vamos ver basicamente como se formam as cores e como podemos aproveitar ao maximo as cores que temos para fazer novas cores. Isso é muito útil especialmente para quem esta começando, que geralmente compra poucas tintas, as basicas, para aos poucos ir comprando as demais, em especial pelo preço que é bem caro.

Um bom kit para começar deve ter pelo menos as cores primarias, amarelo, vermelho e azul e as cores neutras, branco e preto. Com essas cores é possivel montar todas as outras cores que precisamos.

A imagem que ilustra essa postagem possui uma tabela de cores, as primarias que são fundamentias e não podem ser produzidas com outros cores, as segundarias que são as misturas das cores primeiras em pares, por exemplo, uma parte de amarelo misturada com outra parte de vermelhor forma a cor laranja.

Todas as cores dessa imagem são formas misturando duas partes iguais de cores diferentes, menos as primeiras que são únicas.

Para formar as cores terciarias misturamos uma cor secundaria com uma cor primaria. a partir delas podemos formar mais cores, misturando cores terciarias com as  quaternárias, e essa mistura é infinita,

Recomendo que faça isso em um afolha ou em tiras de papel e guarde, mesmo que já saiba como formar as cores, pois cada empresa varia um pouco o tom das cores, e com um papel com as cores misturadas saberá o resultada exato que terá ao misturas essas cores, isso ajuda muito na coloração, especialmente porque vai saber exatamente como a cor vai ficar depois de seca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário