quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como fazer um vídeo tutorial


Vou ensinar aqui como montar um sistema de filmagem para vídeos tutoriais, este kit é destinado a vídeo tutorias para desenho, trabalhos manuais, ou algo que seja focado nas mãos sobre uma bancada. Como eu usarei futuramente com os vídeos tutoriais de mangás!


Para as filmagens utilizei um tripé, um monopod, uma câmera que filma, um peso para manter o tripé no lugar com a câmera, e uma fonte de luz.


A câmera tem de se manter inclinada sobre o “palco” ou seja, a folha de papel. Para que ela não caixa utilizei um tubo de dvd para fazer peso no tripé, para ela não cair.

Conectei a câmera no monopod e este no tripé, mas é possível compra um tripé próprio para isso, como eu não tenho acabei fazendo este sistema. É importante  também ter uma fonte de luz, constante, para não dar diferenças entre um vídeo e outro.


Por fim é necessário centralizar a câmera com o plano, na câmera tem como habilitar as linhas guia, que é estas linhas brancas na tela dela, peguei uma folha de sulfite e alinhei as quinas dela com as das linha. Vejam como casa perfeitamente.


Feito isto o desenho ou objeto a ser filmado não ficara deformado, o que é essencial para uma filmagem de aula de desenho.


E por último é necessário ajustar o zoom para a folha de papel, para que não fique mostrando os cantos e foque no desenho.


Outra observação importante é focar antes de iniciar a filmagem, e se possível desabilitar o foco automático, assim o foco estará sempre no desenho.


Para ajudar a ajustar o foco use um objeto, neste caso usei um apontador, assim posso dar um zoom e centrar o objeto no centro do palco.


Vejam como fica paralelo o objeto na folha com o da câmera, assim não já distorção ou desalinhamento na imagem ou filmagem.



Por fim ajustei o foto sobre o apontador, agora tudo que for feito será focado neste ponto!

Quando terminar de filmar seu vídeo, percebera que ele vai estar de ponta cabeça! Mas isso não é um problema, porque há muitos programas na internet que podem virar o vídeo para a posição correta, como fazemos com as fotos. Não filmamos na posição correta porque o tripé iria nos atrapalhar.

Feito isso estará pronto para desenhar, se quiserem mais informações como onde comprar as peças, ou como configurar um tipo de câmera é deixar comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário