terça-feira, 31 de maio de 2011

A Cola Perfeita - A prova de professores brasileiros


Hoje vou compartilhar com vocês uma ferramenta muito útil para ser usada em provas em que temos de decorar uma lista de coisas como por exemplo, no meu caso, as 33 Normas Regulamentadoras (NR) de Segurança do Trabalho.

Temos as colas de xerox reduzidas, escrever na carteira ou na cadeira da frente, e todas são possíveis de ser pegas. Pensando nisso pensei em como inovar o método de colar.

Bem, eu estudo japonês e não tenho nenhum professor que estude ou fale japonês, então o primeiro passo seria escrever a cola em japonês, assim se ela for pega, falo que é um amuleto de sorte ou meu nome escrito em japonês hehehehe.

Em seguida precisaria de um lugar seguro para a cola, um lugar que pudesse ver e não levantasse suspeitas, olhando na minha mesa e nos materiais o lugar perfeito seria o lápis! Ele sempre tem coisas escritas e decoradas, e alguns tem até as tabuadas! Não seria surpresa um professor ver um lápis em japonês, acharia normal, e isso seria perfeito =]

Agora temos de fazer algo bem feito! Num programa de texto escrevemos a cola, no meu caso fiz uma coluna longa e fina, alterando entre amarelo e vermelho para cada NR. Assim não me confundiria com o começo e o fim de cada NR, e também escrevi os números em japonês para não levantar suspeitas. Fiz também o fundo preto porque assim diminuiria ao máximo o link com um papel impresso. Se fosse branco ele iria sujar mais e ficaria muito evidente o ponto onde iria unir a folha para contornar o lápis. O lápis preto é mais discreto e difícil de ver o ponto de colagem.

Pronto, feita a folha, recorto direitinho com estilete, pego o lápis, raspo um pouco a tinta, passo cola na folha, enrolo no lápis com o texto começando com o lado da ponta do lápis, para facilitar a leitura, e pronto! A cola perfeita =] Pelo menos funcionou para mim no tempo de curso técnico e faculdade hehehe.

Nota, fiz isso porque não faz sentido gastar tempo com decoreba! Sou totalmente contra as materiais que fazem com que tenhamos de decorar! Temos de aprender como a matéria foi pensada, porque ela é assim e porque funciona dessa maneira! Não porque algo é assim e pronto, decora ai! =P

Amanhã atualizo o post com mais fotos.

Agradecimentos especiais a Paloma que me ajudou com o texto e me incentivou a publicar essa idéia =]


segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estudo de Um Ponto de Fuga

1. Ponto de fuga: Para começar, trace uma linha, que será a camada de linha do horizonte.Feito isso, marque um ponto nessa linha, pode ser em qualquer lugar. Aqui, para melhor ilustrar, marcarei no centro da linha.


Desenhe, agora, um quadrado em qualquer parte da folha, em cima ou em baixo da linha ou, até mesmo, no centro.

Agora, em cada ponto do quadrado, você vai traçar uma linha até o ponto de fuga. Ao fazer isso com os quatro lados, perceberá que a figura já tem uma profundidade.


Agora, para achar a profundidade, trace uma linha ligando dois pontos, do quadrado, na diagonal (está representada por uma linha vermelha). Perceba que o traço azul corta uma das linhas do ponto de fuga, a partir deste ponto traçaremos as quatro linhas vermelhas que vão formar o final do cubo. Elas são traçadas em ângulos retos. Então, não tem o que errar, se usar um esquadro.  



Atenção! Tudo o que estiver de preto, nos exemplos a seguir, são formas padrões de desenho. Já as linhas em azul foi algo que deduzi para dar um final ao cubo, deixando-o proporcional, antes disso as linhas vermelhas eram feitas ao acaso. Não sei se essa é a forma certa ou se tem algum erro nessa teoria, mas por enquanto vem me servindo bem.



domingo, 29 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Exemplos de Roupas

Os detalhes como botões, marcas de costura, estampas, são importantes para completar o aspecto da roupa. Simplifique e desenhe apenas o essencial:



sábado, 28 de maio de 2011

Como baixar sons do Google Tradutor - Tutorial

Uso muito o Google Tradutor, e como estou aprendendo inglês e tenho dificultade na pronuncia muitas vezes clico no botão para ouvir a palavra original como por exemplo "rather", mas gostaria de salvar o som, incluir o som no Anki ou baixar a lista dos verbos inrregulares, mas infelizmente ele não tem o botão de download.

Procurei então no Google como faço para baixar, e só encontrei pessoas falando para usar o gravador do computador, certamente tem um meio mais fácil, imaginando que ele formava um arquivo mp4 de som resolvi testar os programas de download de media do Firefox e então encontrei um que funcionou o Sothink.

Para baixar os sons do Google Tradutor, primeiro use o Firefox, e com ele aberto navegue para este link:
Sothink Web Video Downloader for Firefox:
http://www.baixaki.com.br/download/sothink-web-video-downloader-for-firefox.htm
Clique em baixar, permitir, instalar e reinicie o navegador, quando estiver no google tradutor e clicar em ouvir o ícone do programa ficara verde, como vemos na janela abaixo:


Então deve-se clicar no botão verde do programa que fica piscando e escolher a primeira opção no menu, para assim salvar o arquivo de áudio. 


Ele apresentara esta janela, para organizar melhor devemos escolher o botão ao lado do caminho escrito "Select" e então escolher um caminho apropriado e renomear o arquivo.


Notem que eu coloquei o nome do arquivo igual a palavra que foi pronunciada para ser fácil sua localização, também deixei como extensão o mp4 que é compatível com os players mais comuns, é possível depois converter para outros formatos com outros programas.


Por fim somos levados para essa pagina onde vemos o download.

Espero ter ajudado, com este procedimentos podemos baixar sons de qualquer língua e colocar no mp3 player textos inteiros e ouvir no dia a dia para praticar ou então com a ajuda de programas como o Anki utilizar o som para treinar a pronuncia.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Roupas

A melhor maneira de desenhar uma mulher vestida é sobrepondo a roupa sobre a figura nua, por isso, treine bastante a estrutura de corpo das lições anteriores.

 Os tecidos apresentam formas variadas de textura e composição.Observe bem as dobras e pregas que marcam o tecido:




quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aguada de Nankin - Foco



Desta vez utilizei aguada de Nankin com outra técnica que são linhas de foco, percebe-se que este é um dos meus primeiros desenhos pela falta de força nas sombras, a função das linhas no fundo é chamando a atenção para o personagem central.

Nesta cena é possível perceber que ele esta entrando em uma sala, percebemos isso pela forma retangular branca ao fundo no formato de uma porta, e os raios saindo como se fosse as paredes de um corredor.

Isso causa um drama na cena é um foco no personagem, ideal para ser utilizado em quadrinhos.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Corpo – Seios

Os seios são parte fundamental das mulheres, por isso, treine muito para que não fiquem parecendo um par de bolas de futebol! Esta é uma parte do corpo feminino que os desenhistas costumam sempre exagerar um pouco, repare no último exemplo desta página:




terça-feira, 24 de maio de 2011

Anki - Programa para ajudar a estudar

Tela inicial do programa.

Este é o Anki, um programa que serve para memorizar palavras, frases, formulas ou qualquer coisa que possa ser colocada em um cartão. Decoramos por meio de repetição, de maneira que quando abrimos o deck vemos uma certa quantidade de cartões, por exemplo 20. Todo os dias abrimos o programa e ele exibe por exemplo 14 cartões que temos dificuldade em aprender, 5 que são regulares e 1 que é fácil. Assim vemos as palavras difíceis varias vezes e as decoramos e as que já sabemos também são revistas, mas com um espaço maior de tempo, o suficiente para não esquecer.

Frente do cartão.

Quando abrimos um conjunto de cartões vemos esta janela, onde mostra a parte da frente de um cartão com uma palavra, por exemplo neste caso é siting-room, eu estou estudando inglês e fiz este cartão para ajudar a memorizar palavras, do mesmo jeito que pode ser feito com japonês, formulas matemáticas ou questões de uma prova.

Verso do cartão.

Quando clicamos em mostrar cartão vemos esta nova janela, onde é mostrada a resposta ou, neste caso, o significado. Aqui escrevi o significado em inglês, para forçar a memorização e pensamento na língua inglesa, caso isso ainda não ajude eu posso selecionar o texto e ver a palavra oculta.

Palavra oculta fica visível sendo selecionada.

Agora vemos que é sala principal, fiz este recurso escrevendo sala principal em branco, então ela só fica visível se o fundo for de outra cor ou se eu selecionar o texto como fiz na imagem acima. Agora que já sei o significado basta classificar o cartão, se for fácil eu vejo ele novamente depois de uns 20 e tantos dias, se for regular vejo novamente em 16 dias, e se for difícil, vejo novamente em 6 dias, ainda podemos colocar repetir e ao terminar de ver os cartões do dia ele será revisto. Essa dificuldade é ajustável, mas tem também um modo inteligente em que ela vai se adaptando, de acordo com a quantidade de palavras e dificuldade ou facilidade dos cartões.

Montando um Cartão, com audio incluído.

Aqui é a tela onde podemos adicionar mais cartões, é possível adicionar texto, imagem, som e vídeo. Vejam que escrevi reach e junto tem [sound:reach.mp4] esse texto é inserido automaticamente quando adicionamos um som, vídeo ou imagem, isso significa que nesta parte do catão há um arquivo anexado, esse som eu peguei do google tradutor, que é a pronuncia, assim quando ver a palavra vou ouvir o som dela, facilitando ainda mais a memorização e ajudando na escuta e pronuncia da palavra.  Na parte de Tags é possível escrever por exemplo se é um verbo ou adjetivo ou qualquer outra coisa que classifique o cartão.

Há muitas coisas para se falar, mas teria de montar um tutorial completo, estou a disposição para ajudar no que precisarem, qualquer duvida é só mandar uma mensagem. Vocês podem baixar o programa no link abaixo.

Download: http://www.baixaki.com.br/download/anki.htm
Pagina oficial: http://ankisrs.net/


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Corpo em movimentos Parte 2

Dependendo do ângulo, você poderá fazer o maior número de variações possíveis, mas isso já é um passo a ser estudado nas lições de perspectiva.
Abaixo, seguem mais exemplos de movimento:



domingo, 22 de maio de 2011

Aquada de Nankim - Sem sombreado.


No começo eu quase não sombreava meus desenhos, o motivo? Se uma cor fica muito forte não da para corrigir, agora se ficar claro demais da para colocar um pouco mais de Nankim e passar novamente. Então o medo de errar e não poder me corrigir me limitava no sombreado.

Depois de um tempo, como podem ver em alguns outro desenhos, tomei a liberdade de errar e fui fazendo sombreados mais fortes, cometi muitos erros mas também muitos me trouxeram resultados bem mais realistas.

Então uma dica é arriscar, no começo utilizava um sombreado muito fraco para poder corrigir se errasse e o resultado era ruim, como vem no desenho acima, que parece que não tem sombreado. Então arrisquem no sombreado é uma das receitas para fazer um desenho bonito é ter bons resultados =]


sábado, 21 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Corpo em movimentos Parte 1

Trabalhando com os esqueletos da lição anterior, você poderá fazer movimentos com proporções corretas. Observe e preste atenção nos movimentos que o corpo realiza:




sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como escolher cores que combinam?

Muitas vezes quando estamos fazendo um desenho, modelando um site ou até mesmo para escolher a roupa temos dificuldade para achar uma cor que combine com outra.

Para resolver esse problema tem um circulo com cores, onde podemos encontrar facilmente as cores que combinam, começando com um circulo simples como cores primarias (vermelho, amarelo e azul), estendemos ele para cores secundarias (laranja, roxo e verde) e até ele ficar em um tamanho que tenha as cores que desejamos combinar. 



Neste exemplo por exemplo podemos ver que o amarelo combina com o roxo, pois é a cor oposta a ele, causando assim um equilibro. Ou então o laranja com o azul, e assim por diante. 



Aqui aumentamos mais o circulo colocando mais cores. Começa a ficar complicado a encontrar, desse caso utilizamos uma regua para localizar a cor oposta ou então se estiver no pc, usamos uma linha, vou exemplificar com essa seta. 


Neste caso vemos que o laranja combina com o azul, como combinava anteriormente, o que indica que as cores estão bem localizadas. 


Aqui vemos que o verde claro combina com o roxo claro, e assim vai indo. O motivo dessas cores combinarem é que elas possuem um equilíbrio, se tivéssemos luzes com esses tons e ligasse-mos no mesmo ambiente a cor formada seria o branco! Se as cores tem um equilíbrio entre elas elas combinam =] O estranho do equilíbrio é que causa um contraste hehehe 


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Variações de Idade (Corpo) Parte 2

Aos vinte e cinco anos o corpo apresenta mais maturidade, seios maiores e quadril mais largo.

Aos quarenta anos a estrutura continua a mesma que na moça de vinte e cinco anos, mas seu físico é alterado.

Aos 50 anos o corpo fica com uma estrutura levemente menor. O físico perde a vitalidade e nota-se mais a presença de rugas.



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aguada de Nankin com fundo escuro.


Neste desenho utilizei aguada de Nankin, como foi scaneada a imagem é possível ver todos os traços dos pincel, mas olhando o desenho no papel é quase imperceptível, essa tecnologia dedo duro hehehe.



Para fazer os sombreados utilizei um gode, imagem acima, para fazer misturar o Nankin em vários tons de cinza, mais escuro com mais Nankin e menos água, mais claro mais água e menos Nankin.

Então comecei a colorir utilizando somente água no pincel, para umedecer a folha no local que iria colorir, assim a tinta não é sugada tão rapidamente pelo papel e podemos trabalhar melhor, então fui fazendo o sombreado, do mais escuro para o mais claro.

O resultado ficou bom, só o fundo que preciso melhorar, e as linhas que tem de ser feitas com mais capricho.



terça-feira, 17 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Variações de Idade (Corpo) Parte 1

Não é só o rosto, mas o corpo também passa por mudanças, de acordo com a idade.

Na ilustração, vemos exemplos básicos dessa passagem. Observe que a menina de dois anos é rechonchuda e sem curvas; aos sete anos, o corpo começa a tomar forma; a adolescente tem o corpo mais estruturado, mas ainda não desenvolvido como o de uma mulher adulta.



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Armadura Shaka, pausa para descanso


Os braços já estão prontos, só faltam os detalhes que serão feitos com durepox. Isso vai dar um pouco mais de trabalho. Mas vou mostrar passo a passo também como será feito. Deu muito trabalho alisar a superfície com tantos cantos de 90º. 


Já estou modelando aqui um detalhe dessa parte da armadura, esta bem rustico ainda, estou definindo o formato ainda, depois irei suavizar a superfície e deixar bem uniforme com lixas e mais massa. 


As ombreiras também já estão completas, não ficaram tão perfeitas mas como essa é uma parte interna e será pouco visualizada decidi não dar tanta atenção pois esse trabalho esta demorando mais do que o esperado.  


Por fim estas são as ombreiras que iram por fora, estas sim tenho de caprichar bastante, primeiro vou deixar a superfície bem uniforme para depois adicionar os relevos.  


domingo, 15 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Estilos e Exemplos de Corpos

Com o tempo e pratica você poderá desenvolver seu próprio estilo, assim seu trabalho se destacara mais do que os dos outros, e seja sua marca pessoal. Não é preciso fazer desenhos complexos ou detalhados. Um traço simples com características marcantes pode cativar muito mais o publico.



sábado, 14 de maio de 2011

Meu primeiro desenho na Graphis


Este é mais um desenho que fiz com caneta bic preta e lápis 6B com a ajuda de um esfuminho no papel canson.

Este é o primeiro desenho que fiz na aula da Graphis, uma antiga escola de desenho aqui de Santos que fechou, mas acho que ainda tem em São Paulo.

O desenho esta meio deformado, pois estava começando a desenhar e ainda faltava muita pratica, mas é interessante fazer as comparações e ver o quanto evoluímos com a pratica =]

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Posições do Corpo

Depois de praticar a axis, é hora de desenhá-la em outras posições. Note que a proporção do corpo continua igual, mesmo em situações variadas.



quinta-feira, 12 de maio de 2011



Neste desenho utilizei a técnica linha rica, onde a linha altera-se de espessura, para adicionar profundidade e sombras.

Para fazer o sombreado usei o lápis 6B com o esfuminho, fiz alguns traços fortes com o lápis para fazer os fios de cabelos, dando forma ao penteado.

O desenho foi feito em papel canson.



quarta-feira, 11 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Variação de Tamanho

Abaixo seguem alguns exemplos de proporção de corpor e tamanho.

Aqui exemplos de pessoas com peso acima e abaixo do peso.

Aqui vemos a proporção com oito cabeças.




terça-feira, 10 de maio de 2011

Perspectiva com um ponto de fuga


Aqui usei apenas um ponto de fuga, fiz um trecho de estrada com um carro Fusca que gosto bastante. Fiz em um papel mais amarelado para dar ilusão de mais idade ao trabalho.

Usei sombreamento com lápis, pincel seco, caneta bico de pena entre outras técnicas.

O resultado não saiu tão bom quando esperava, mas é questão de treino e pratica para resolver isso =]


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Corpo

Para desenhar o corpo, é utilizada a cabeça da figura como unidade de medida. Trace diversas linhas paralelas, onde cada área terá a medida de “uma cabeça”. No mangá, as mulheres têm em torno de 6 a 8 cabeças, dependendo do estilo. Nesta lição, mostrarei um exemplo de 8 cabeças, para que você possa fazer uma comparação com a figura masculina que já fizemos.

O desenho do corpo é feito basicamente com um esqueleto simplificado chamado “axis”, em que você poderá trabalhar sem erro as proporções. Observe, atentamente, as terminações de cada membro, como braços, pernas, tronco, etc.






domingo, 8 de maio de 2011

Aguada de Nankin, Cavaleiros do Zodíaco


Lembro-me bem da primeira vez que resolvi usar bonecos para simular movimentos em um desenho, trata-se de uma técnica, em que usamos bonecos de madeira (dessa vez usei os próprios bonecos dos cavaleiros) para fazer uma posição e dai desenhamos olhando os bonecos.

A técnica funcionou o problema é que funcionou bem demais hehehe, os personagens no desenho parecem estranhos, meio rígidos ou artificiais, então o resultado não ficou bom, porque fiz parecido demais com os bonecos. Em especial o cavaleiros de Andrômeda.

As pernas deveriam estar semi-flexionadas, os braços mais soltos e a cabeça com o rosto mais expressivo. Bem, é errando que agente aprende. Fica a dica para quem estiver desenhando se baseando em bonecos para não ser tão perfeccionista na hora de desenhar os bonecos, ao menos que queira que se pareça um boneco mesmo hehehe.


sábado, 7 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Pés

Mais exemplos para praticar, note que as linhas tracejadas indicam a ondulação do pé real, ótimo para visualizar o volume dos pés. 



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Pés

Assim como as mãos, os pés também apresentam dificuldades para serem elaborados, no entanto, seu esquema é mais compreensível por ter menor flexibilidade que as mãos. Observe os exemplos da página:





quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cena de luta – Aquada de Nankin



Redesenhei esta cena de luta para praticar as linhas de ações, no desenho vemos que as linhas proporcionam uma sensação de velocidade e ação, que combinam muito bem com uma cena de luta, mas poderia ser utilizada também em uma cena de reação rápida, corrida ou qualquer outra ação inesperada.

Adicionei também o balão de impacto entre a mão e o pé de cada personagem para simular o impacto da defesa do chute. Este balão é utilizado em batidas, estrondos, explosões e outras ações de impacto.

Um dos personagens tem cabelos longos, então em uma cena rápida seu cabelo não ficaria parado, ele estaria em movimento seguindo o corpo, tal como podemos perceber no desenho.

Há muitos outros detalhes como tecido, espessura das linhas, movimentos dos músculos etc. Tudo isso faz com que no final o desenho represente bem uma cena de ação.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desenhando um Personagem Feminino – Estilos e Exemplos de Mãos

As mãos são consideradas, pelos principiantes, a parte mais complexa no desenho de anatomia, devido a sua flexibilidade e posições variadas. Muitos preferem escondê-las a ter que demonstrar essa dificuldade. A melhor técnica é usar sua própria mão como referência. Desenhe-a, diante de um espelho, para ver os movimentos e outros detalhes que são expressos.