quinta-feira, 30 de junho de 2011

A pélvis



A pelves tem uma forma muito estranha. Já o tórax é bem mais fácil de desenhar.
Na pelves é necessário desenhar os "ossos de quadril." Perceba que essas “cristas”são onde o quadril realmente começa, e a separação entra a cintura e os quadris serão realmente visíveis.
É importante pensar na pelves dentro de uma caixa em 3 dimensões, e usar a perspectiva para desenhar. Neste exemplo podemos ver como os dois lados da crista estão em perspectiva.



Olhe como a cintura adquire um volume em cima das cristas. As curvas, até a perna, não são perfeitamente lisas. Os ossos da perna (fêmur) não descem diretamente à pélvis. Por causa disto, o osso da perna empurra a curva mais para fora do corpo. Como são duas linhas côncavas que teremos que desenhar e ligá-las, o ideal é colocar, no centro delas, uma convexa para uni-las e manter a precisa forma do corpo, deixando-o mais sutil e agradável ao olhar.


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Estudo da Anatomia –Axis Anatômica Parte 3



O axi do tórax e da pelves tem um papel muito importante para adquirir profundidade à figura. Axis bem feitas das costelas e do quadril podem ajudar em muito a ter um resultado final um personagem relaxado ou realístico.
Uma coisa importante que temos de perceber quando desenhamos a figura é que tanto as costelas como o quadril são massa solida e não se deformam. PORÉM, os espaços entre eles podem contorcer, torção e dobra muito.


Pode ser freqüentemente útil (quando for desenhar uma pose complicada, perspectiva, etc.) desenhar caixas no lugar do tórax e da pelves para depois desenhá-los dentro dessas caixas, já que uma caixa é muito simples para desenhar em perspectiva do que um tórax ou pelves.
As caixas são solidas e não se deformam, mas o corpo deforma entre eles graças a espinha. Pode dobrar e torcer e é deformar de modo que pareça mais dinâmico e natural.


terça-feira, 28 de junho de 2011

Mandíbula e parte superior do crânio do T-Rex unidas


Esta é a primeira vez que uno a mandíbula e a parte superior do crânio do T-Rex, as duas peças ainda estão sendo desenvolvidas, tenho de lixar a aplicar mais massa, mas já é possível ver o volume que as peças terão. 


Na visão frontal é possível ver que ainda existe um desalinhamento do "focinho" do T-Rex, que eu ainda vou reparar, mas o restante parece estar bem alinhado e simétrico, o interessante é que não precisa estar 100% simétrico  pois os ossos são um pouco desproporcionados, isso em todos as espécies, até mesmo no ser humano, muitas vezes temos ossos maiores que os outros ou mais desenvolvidos, inclusive órgãos como os pulmões. 


Aqui estão as duas peças separadas, notem que não vou uni-las com cola ou epoxi e sim vou adicionar uma peça de metal, como um arame, para dar movimentação a mandíbula, assim quando terminar de montar o esqueleto poderá ser montado do jeito que a pessoa desejar. 


Ainda preciso desbastar e adicionar epoxi em muitas áreas, vejam como é necessário ter paciência para modelar =] Mas o resultado esta ficando muito bom, gostaria de ter mais tempo para trabalhar nele, agora só trabalho nesse projeto fins de semana. 


Estudo da Anatomia – Estilizar e Axis Anatômica Parte 2


Agora, vamos ver uma axis no estilo anatômico. Note como os traços são curvados. Eles estão curvados porque nossos ossos são curvados e nossos músculos criam curvas. Não existe nenhuma parte no corpo humano que seja uma reta. As linhas que nós desenhamos, para representar a forma humana, sempre estão curvadas de algum modo.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estudo da Anatomia – Estilizar e Axis Anatômica Parte 1

Cada desenhista tem seu estilo: fazer um olho maior ou menor, colocar o nariz mais pontudo ou não colocar nariz...Mas, sempre se começa a desenhar com um círculo. As regras não mudam.

Estilizar uma imagem é pegar uma fotografia e transformá-la em desenho. O primeiro estilo é mangá e, o segundo, um pouco mais ocidental. Ambos representam a mesma face. Alguns artistas mudam algumas características, como a dos olhos ou nariz, para adicionar seu estilo.


Você vê, no exemplo acima, que dois rostos muito diferentes vieram da mesma estrutura. A mudança dos olhos e nariz já muda muito a aparência de um personagem.



domingo, 26 de junho de 2011

Livemocha - Aprenda inglês e outras dezenas de línguas de graça!!!

 

Vou falar agora sobre um site muito bom que esta me ajudando muito, o Livemocha, entrei nesse site para aprender japonês, mas agora estou mais inclinado a aprender inglês. É um site muito bom onde podemos nos reunir com falantes nativos das línguas que desejamos aprender, para trocar mensagens e experiências. 

Não só isso, mas esse site possui muitos recursos educativos, há decks como os do anki com vocabulários para serem estudados, áudio e vídeo para auxiliar, centenas de imagens, frases, textos, material não vai faltar para quem se cadastrar nesse site.


É somente até a segunda feira haverá uma promoção de apenas US$ 9,99 para um ano de assinatura! - Ei mais você disse que o site era gratuito! - Sim ele é gratuito, mas tem recursos que podem ser contratados, como um professor de verdade que te avalia, exercícios mais interativos, testes e muito mais, por esse valor vale muito a pena, sai menos de 2 reais por mês! =D

Recomendo a todos que estão aprendendo ou querem aprender inglês a se cadastrar nesse site. Vale muito a pena.

Para acessar o site visito o link abaixo:
http://www.livemocha.com

Localização da Orelha e Nariz na construção do personagem mangá

A orelha fica exatamente no meio da cabeça (vista de perfil).


Um erro comum, que muitos jovens artistas cometem, é o local das orelhas e mandíbula. A orelha não fica na parte de trás da cabeça e, sim, na lateral (exatamente no meio da cabeça, vista pela visão de perfil), logo acima da mandíbula. Veja, nas imagens acima.

Na construção do nariz, não há uma posição certa. Como você vê, no crânio há um espaço muito grande para o desenvolvimento do nariz e, assim sendo, ele se desenvolve diferentemente em cada pessoa, por isso, vemos tanto nariz fino como, também, nariz gordo, achatado, torto...Isso é ótimo, porque pode se usar esses diferentes estilos para criar uma enorme variedade de personagens. Não tem desculpa para ficar usando sempre um tracinho simples, viu!  



sábado, 25 de junho de 2011

Estudo da Anatomia – Movimentos do Braço



Agora, vou explicar algumas coisas sobre o braço, que poderá lhe ajudar a entender o porquê do movimento dele ser assim e como os músculos e ossos se comportam nos movimentos.O braço é composto de três ossos grandes, são eles: o úmero (osso superior do braço), cúbito ou ulna e o rádio.
O antebraço é composto de dois ossos, que se entrelaçam para criar o movimento de torção que temos no braço quando, por exemplo, vamos girar uma chave em uma porta. Portanto, quando nós viramos o pulso de um lado para o outro, não é ele que faz o movimento e, sim, o braço! O pulso só faz movimento de cima para baixo e para os lados, o movimento de rotação depende do braço.


Quando movimentamos os ossos, os músculos se movimentam junto, mudando a forma ao redor do osso.

Como comentei antes, a anatomia é boa para aprendermos a desenhar, porque agora sabemos que, quando um pulso está virado, o braço vai ter uma forma diferente por causa dos músculos e, mesmo quem não entenda nada de anatomia, vendo seu desenho bem feito, comparado a um desenho que não tem o volume dos músculos, perceberá, nitidamente que o seu desenho é mais familiar e agradável ao olhar. 



sexta-feira, 24 de junho de 2011

Estudo da Anatomia – Desenho no Mangá Part.2


Algo interessante para se ter e se guardar são referências de músculos e seus movimentos, por exemplo: o do ombro, ao lado esquerdo; ou o da coxa, no canto inferior direito; esses desenhos vão lhe ajudar muito na hora de fazer seu personagem em ação, como correndo, saltando, caindo...Os músculos se expandem e se contraem, a todo momento, a qualquer movimento do corpo. Uma coisa interessante para se observar é um músculo, abaixo do cotovelo que, ao mexermos os dedos de nossa mão, ele se expande ou se contrai. Ele está bem distante de nossos dedos e, mesmo assim, ele modifica seu volume. Claro que não pedirei para você fazer um desenho de novo porque seu personagem está segurando um copo e o músculo do braço teria que estar salientado. XD Mas, em outros casos, como a localização dos principais músculos e seu volume, vou ser chato e ficar pedindo para refazer o desenho, isso, é claro, se a lição estiver pedindo, senão, fica à sua vontade.



Então, é interessante, assim que possível, começar a pesquisar algumas coisas sobre músculos e, também, esqueletos para dar um complemento a mais. ^^




quinta-feira, 23 de junho de 2011

Estudo da Anatomia – Desenho no Mangá




A maioria dos desenhos mangás são feitos mais alongados, para os personagens parecerem mais altos e esbeltos.

Mangá não é o único estilo que faz isto, quase todos os estilos de desenhos alongam o corpo humano, atraindo, assim, mais o olhar de quem os vê. A maioria das pessoas gosta de coisas altas e esbeltas.

Outro exagero comum é ter um personagem muito alto, com ombros muito largos, muitos músculos e, o que parece ser, uma cabeça muito pequena. A cabeça não é menor, comparada a dos outros personagens ao redor dele, porém, os ombros largos e todos os músculos criam tal ilusão. Personagens como estes terão, freqüentemente, tais proporções de exagero, tendo até mesmo nove cabeças de altura.

É interessante desenhar vários personagens, com alturas e músculos maiores e menores, indo até o limite da anatomia, é claro. Assim, você colecionará uma grande referência de personagens, para um uso futuro.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Concluindo o parte superior de nosso personagem



O abdômen é principalmente feito pelo Músculo Abdominal, que é um músculo plano longo, estendendo-se verticalmente ao longo do abdômen. Parece ser um jogo de músculos, mas é um músculo contínuo que é segmentado através de tendões. O que faz, principalmente, é conectar a base do externo ao tórax, até a pélvis. Seu trabalho é reunir as duas massas de osso principais.
O abdômen tem três pares de músculos bem definidos e também tem um quarto par, que é menos definido. Quanto mais forte for seu personagem, mais definidos serão esses três pares superiores e mais sutil será o quarto par.



Formando a mandíbula do T-Rex


Este é o  perfil do crânio do T-Rex, estou aplicando mais massa epoxi e mais lixando e desbastando, para que ele fique com uma forma mais semelhante ao crânio original. Ainda estou definindo a forma para depois fazer o acabamento, por isso tem marcas de aplicação da massa e da espátula que usei para aplicar, logo removerei essas marcas.


Para fazer a mandíbula do T-Rex eu cobri o crânio com papel alumínio e adicionei aquele arco de epoxi e cobri com mais massa epoxi, assim ele vai encaixar perfeitamente. 


Ainda vou adicionar mais massas e definir melhor a forma, por enquanto é apenas para definir a estrutura da mandíbula e da junção com o crânio.



Vejam que a aresta que fiz com epoxi ficou no meio, uma camada serviu para ligar ao crânio e a outra para dar volume a mandíbula, o parte do centro serviu apenas para definir a localização e dar sustentação a massa epoxi. 


terça-feira, 21 de junho de 2011

Aumentando a espessura do "focinho" do T-Rex


Vejam que adicionei mais uma camada de epoxi nas mandíbulas e nas laterais do crânio para dar mais volume, no geral adicionei uma camada bem fina para corrigir alguns desgastes. 


Nesta foto é possível ver mais detalhadamente a área que eu adicionei o epoxi, especialmente nas "bochechas" onde viram mais salientes, vou adicionar mais nas laterais do "focinho" também para ficar mais realista. 



Aqui adicionei mais epoxi, e acabou sobrando um pouco, com esse pouco fiz a parte de baixo do cranio, essas linhas vão servir como base para modelar o restante. 



Vejam que aqui já acionei mais massa epoxi nas laterais do "focinho" mas o lado direito esta um pouco maior que o esquerdo, isso eu vou arrumar em breve. Infelizmente só percebi depois de feito. 



Aqui na parte de cima já estou modelando as aberturas do topo do crânio, logo vou colocar a "crista" que ele tem no crânio, fica bem imperceptível sob a pele, mas bem evidente no crânio exposto. 



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Estudo da Anatomia – Desenhando bíceps e tríceps


O bíceps (amarelo) é uma parte importante da forma global de um braço muscular.Você pode simplificá-lo ou alisá-lo, em cima da forma dos braços, para um caráter menos muscular ou para um caráter feminino. Entender porque o bíceps é amoldado, melhorará o desenho.
E, paralelo ao bíceps, temos o tríceps (azul).


Ferramenta para modelagem


Este é meu mini-drill ou retifica com chicote ou extensão de eixo flexível, vou explicar como funciona e como eu a utilizo. 

Basicamente é uma mini furadeira, só que no lugar da broca que colocamos na furadeira posso utilizar disco de corte, lixa, brocas e pontas diamantadas para poder lixar, cortar e trabalhar com uma variedade incrível de materiais, comecei com um mini-drill bem simples, e depois com a evolução das técnicas comprei este que tem o chicote, que é a extensão flexível! Geralmente a broca é ligada diretamente no aparelho, mas nesse caso há uma extensão, que me permite trabalhar com mais conforto e com maior precisão.

Próximo vemos um gancho azul, esse gancho é de ovos de páscoa! Eu o utilizo para pendurar esse equipamento em um armário ou na janela para que eu possa trabalhar melhor, assim o chicote não fica enrolando e nem puxando o aparelho. 


Percebam que há um controle de velocidade, varia de 0 a 6 e isso é perfeito para trabalhos delicados e pesados, assim posso regular a velocidade, força e precisão do trabalho na peça.


Para melhorar a funcionalidade do aparelho eu adaptei este pedal de maquina de costura, ele funciona da seguinte maneira, quando apertamos ele com o pé ele passa a corrente para o motor, quando soltamos ele para de passar energia, quanto mais forte pisamos mais força é conduzida. Ou seja, funciona como se fosse o acelerador de um carro, eu ligo o pedal na tomada e o motor na saída do pedal. Funciona perfeitamente, assim posso trabalhar focado na peça e minhas mãos ficam voltadas só para o trabalho, o pé cuida do ligar e desligar da maquina, muito útil. 


Aqui tenho alguns exemplos de brocas, esses rolinhos são as lixas, o disco serve para lixar ou cortar, as brocas de metal são diamantadas então elas podem "escrever" em vidro e metal além de serem ótimas para detalhar trabalhos com epoxy, como o crânio de T-Rex que estou fazendo, e a rosa é uma lixa mais fina para lixar materiais mais delicados. 


Estou guardando dinheiro porque quero comprar mais algumas brocas com pontas diamantadas, elas são úteis para vários trabalhos e quase nunca perdem o "corte" ou seja, não precisa se preocupar em desgaste de material ou na quebra dele, como no caso da lixa em formato de rolinho ou no disco, que pode ser quebrado facilmente.

Espero que tenha gostado dessa mini explicação sobre o aparelho, qualquer duvida que tenha pode perguntar, é muito bom antes de comprar um aparelho tirar todas as duvidas e saber se este é o melhor modelo para determinado trabalho.


domingo, 19 de junho de 2011

Estudo da Anatomia – Dorso Superior Parte 3


Como disse, alguns músculos sobrepõem outros músculos. A clavícula se conecta ao úmero e, sobre esta junção, temos o músculo de deltóide.

Os deltóides compõem a forma primária de nossos ombros. É o deltóide o principal responsável por mover seu braço.



sábado, 18 de junho de 2011

Desenhando o músculo do peitoral




Agora, eu continuo acrescentando mais massa ao corpo, adicionando o músculo peitoral, o qual se conecta a três ossos primários, são eles: o Esterno (osso no centro do tórax), a Clavícula e o Úmero (braço superior).

Os músculos de nosso corpo são camadas. Alguns músculos estão em cima de outros, puxando e empurrando criando volume embaixo de outros músculos.

Como eu disse antes, todos os músculos são conectados a dois ou mais ossos do corpo, com o propósito de movimentar ou de ser um ponto de apoio para o movimento, como no caso do braço, que só se movimenta porque tem músculos conectados a ossos.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Desenhando a cabeça e pescoço




Agora, vou adicionar a cabeça. O certo é colocar a cabeça primeiro e atribuir os detalhes do pescoço depois, mas estou alterando a ordem para voltar toda a atenção ao dorso.
Na próxima vez que formos desenhar, começaremos pela cabeça.
É importante lembrar que a extremidade da mandíbula e a orelha ficam situadas ao redor do meio do crânio. A base da orelha conecta direto onde a mandíbula termina.


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Somos materia no site do Instituto Paramitas!


Nosso Blog esta virando noticia! Recentemente fui entrevistado por um site voltado para a Educação e Tecnologia para falar sobre este Blog. E a materia acabou de sair, fiquei muito feliz com a noticia, espero que possam prestigiar o site, confiram no link abaixo:

http://www.institutoparamitas.org.br/noticia/blog-une-tecnologia-e-educacao-ao-ensinar-desenhar-0

O site que me entrevistou é do Instituto Paramitas, atua em vários projetos educacionais voltados a tecnologia, inclusive conta com alguns cursos gratuitos na área de informatica neste link abaixo.

http://www.institutoparamitas.org.br/cursos/

Estudo da Anatomia – Dorso Superior Parte 2


Aqui,comecei a descarnar a parte externa do corpo: músculos e pele. Há uma massa de músculo importante, chamada Esternocleidomastóideo (bem, não precisa se aborrecer memorizando, é apenas para efeito de conhecimento ^^), mostrado à esquerda na imagem em amarelo. Ele tem, como grande papel, a habilidade de mover sua cabeça de um lado para o outro e de cima para baixo.

Músculos trabalham conectando um ponto em um osso, para outro ponto em outro osso. O músculo pode se contrair e aumentar seu volume, como acontece quando puxamos algo e o muque aumenta. Ou ficam finos quando empurramos, como os braços, quando fazemos flexões. Portanto, é bom desenhar e pesquisar cada estado dos músculos para que, quando você for desenhar um personagem fazendo algum movimento, seus músculos estarem com o volume adequado. Este músculo, que desenhamos, conecta a clavícula à base de seu crânio, ao redor da orelha.

 A massa de músculo que eu realcei em uma cor esverdeada é o músculo Trapézio. O Trapézio é mais visível na parte de trás do que na da frente. Visto na parte de trás, é um músculo muito grande, plano, triangular, que conecta várias partes dos ombros atrás e pescoço. Visto na parte da frente, cria a curva gradual que acentua a linha entre os ombros e o pescoço.

O trabalho do trapézio é ajudar com o movimento de seu pescoço e o de puxar seus ombros para cima. Conecta o pescoço à parte do topo de sua clavícula e omoplata. E, abaixo, junto a sua parte de trás, conecta-se à espinha. O Trapézio ajudar muito a parte de trás e os movimentos do corpo.


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Utena, desenho colorido com guache, lápis aquarelável e lápis de cor.


Esta é mais uma personagem de anime que achei interessante para desenhar, uma amigo meu o Francisco, me comprou um mangá desse anime, muito bom, dai decidi fazer um desenho desse mangá já que estava tão animado com a historia. Baseado nas cores no anime, já que o mangá é preto e branco hehehe.

Fiz primeiro a coloração com guache, da cor mais escura para a mais clara, depois com lápis aquarelavel e agora com lápis de cor. Assim misturasse as técnicas, o guache e a aquarela se fundem muito bem, e o lápis de cor é para dar a rachura, o traçado, para estilizar o desenho.

Ainda não esta pronto, estou na metade, quando terminar vou scanear com um scaner bom e postar aqui.

Ao fundo fiz umas rosas, mais ainda não sei como terminar, alguém tem alguma sugestão?


Desenhando as referências para os braços


Logo, eu desenho um par de referências rápidas para os braços.O topo do úmero (o osso superior do braço) tem uma junta de bola, que permite uma gama grande de movimentos.
A bola do osso fica um pouco a baixo da omoplata e ligeiramente fora, uma curta distância antes de descer para o restante do braço.



terça-feira, 14 de junho de 2011

Um pouco sobre quem escreve este Blog

Foto tirada para concurso da Cultura Inglêsa. 

Olá a todos, meu nome é José Petri, tenho 25 anos, solteiro, moro em Santos, trabalho como Web Designer e hoje vou falar um pouco sobre mim, para conhecerem melhor quem escreve e publica as matérias aqui diariamente

Professores da Associação Japonesa de Santos.

Gosto muito da cultura japonesa, estudo a língua japonesa, shodôo (escrita japonesa com pincel) e mangá. Sempre que posso estou participando dos eventos aqui na cidade, esta foto foi tirada na associação japonesa de Santos, onde tenho aulas de japonês e shodoo, em ordem são Takako, minha professora de shodoo, eu, Kanezaki, meu professor de japonês e por fim sua esposa =]

Foto minha no Esquilo.

Só os que me conhecem sabem que fui militar, prestei o serviço obrigatório, que foi praticamente voluntário, queria muito servir, queria ver como é ser totalmente independente, passar por dificuldades, ser imposto a desafios e ter de trabalhar muito duro, e lá encontrei tudo isso. Acordava muito cedo e voltava muito tarde para casa, fazia muitos exercícios e sempre tinha a tensão de se fizesse alto errado seria punido! Mas lá fiz grandes amigos como o Jota e o Rufino, e no geral aprendi muito e gostei bastante lá.

Turma da Graphis.

Esta é a escola de desenho Graphis em Santos, foi ai que aprendi a desenhar mangá, aprendi muitas técnicas e pratiquei muito, o professor se chama Luiz e é o que esta sentado na cadeira.

Praia de Angra dos Reis.

Agora vou falar um pouco mais sobre mim, eu gosto muito de esportes e passeios, não sou musculoso e nem me preocupo muito com isso, mas gosto de correr, andar de patins, ir na praia (para nadar, andar ou correr), andar de bicicleta, remar entre outras coisas.

Mergulho em Angra dos Reis
 Sempre que posso participo de alguma atividade ou viagem, especialmente se for eco-turismo ou algo do tipo =] Na foto fui mergulhar em Angra dos Reis, muito bom! Gosto também de raft, trilhar e subidas em serras. Ainda estou esperando juntar alguns amigos para algum dia pular de para-quedas em Boituva =]

Remando próximo a Ponta da Praia em Santos.

Aqui é uma foto que tirei com minha câmera na canoa do grupo de Santos, todo sábado de manhã e algumas sextas estou lá, remando é o meu esporte favorito, é muito bom para o corpo e para a mente! O lugar é ótimo e o som do mar é bem relaxante.

Se quiser me conhcer mais pode olhar meu orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11153024606628609016
ou ver meu facebook
http://www.facebook.com/josepetri
Também pode mandar um e-mail ou deixar um comentário.
[email protected]