segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

04 - Laterais do caiaque e novas ferramentas no Blender

Neste vídeo vamos terminar a lateral do caiaque e aprender muitas outras coisas sobre como modelar objetos no Blender. 

Vamos adicionar mais uma imagem de referência para o topo e começar a fechar as laterais, vamos perceber que a imagem de fundo e topo não foram fotografadas em ângulos identicos, ou seja, há pequenas diferenças de tamanho devido ao ângulo da fotografia, isso não acontece com imagens BluePrints, que são usadas em projetos, mas como não tinhamos uma BluePrint do caiaque, demos uma improvisada, o que não ira nos impedir de modelar o caiaque.


Vamos ver alguns comandos e ferramentas como:

Tecla Z - Exibe o modelo apenas em suas linhas, ocultando suas faces, para voltar ao original basta pressionar z novamente, é útil para selecionar linhas que ficam escondidas atras de planos.

Tecla Ctrl - Serve para aplicar a função "imã" ao cursor, ou seja, quando selecionamos um objeto e em seguida apertamos a tecla "G" de movimento, podemos usar a tecla Ctrl para alinhar o objeto a um vértice, aresta, plano ou a grade do Blender, selecionamos estre estas opções em uma caixa da ferramenta, apresentada no vídeo.

Ctrl+R = Esta ferramenta é muito útil, serve para dividir a malha com uma linha bem ao centro, esta linha pode ser movida e ainda redirecionada para varias posições.

Solda automática = Ferramenta disponível no menu Mesh, apresentada no vídeo, que solda vértices que se encontram no mesmo local, assim economizamos vértices e comandos para unir vértices.

Alinhas vértices com a ferramenta escala = muitas vezes temos a necessidade de alinhas os vértices, mas isso dá muito trabalho, a menos que você utilize a ferramenta escala! Selecionamos os vértices que desejamos alinhar, apertamos a tecla S de escala, e então travamos a escala em um eixo, como X,Y ou Z, e por fim pressionamos a tecla 0, assim os objetos são alinhados! Se desejar inverter a ordem, basta digitar -1, matemática pura =]

Espero que gostem desse vídeo, se puder favorita e recomenda =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário