segunda-feira, 6 de junho de 2011

Estudo da Anatomia – Função do Esqueleto e Músculos no Mangá

Este estudo é muito importante para que se desenvolva a habilidade de desenhar e criar mangás com perfeição estética e anatômica. Aconselho que acompanhe este passo a passo para trazer mais realidade e beleza aos traços de seus personagens.

Para desenhar um ser humano detalhado (estilizado ou não), você precisa ter uma compreensão de alguns músculos e ossos que estão mais evidentes e que influenciam na forma e movimentação do personagem, mas é totalmente desnecessário memorizar cada nome de músculo e osso que existe em nossos corpos. Você não precisa do conhecimento profundo em anatomia.

O contorno da forma humana é criado pelos músculos e ossos que existe debaixo da pele. Você pode tentar memorizar todos os contornos do corpo e desenhar conforme as mudanças de ângulos e movimento, mas ainda assim não será tão eficaz quanto se você soubesse o porquê de esses ossos e músculos estarem lá e para que servem. Se você sabe porque que o osso naquele local provoca uma linha ou saliência diferente dependendo da movimentação, então, você estará muito mais preparado para desenhar.

Portanto, se você entender a Anatomia Humana, estará mais preparado para desenhar seu personagem em qualquer posição e ângulo que você queira desenhar.

Esqueleto para personagem mangá

Pode parecer tolo desenhar um esqueleto. Mas, como vamos desenhar os músculos sem um esqueleto? Acredite, investir um pouco de tempo no desenho do esqueleto vai resultar em um desenho muito mais anatômico e detalhado.

Só que não será necessário desenhar o esqueleto com todos os ossos do corpo humano, poderá ser usada a axis, que você já viu em lições anteriores, mas para fins de estudos vamos fazer um esqueleto, não precisa ser perfeito, pode ser estilizado como o acima.



Um comentário: