segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ferramenta para modelagem


Este é meu mini-drill ou retifica com chicote ou extensão de eixo flexível, vou explicar como funciona e como eu a utilizo. 

Basicamente é uma mini furadeira, só que no lugar da broca que colocamos na furadeira posso utilizar disco de corte, lixa, brocas e pontas diamantadas para poder lixar, cortar e trabalhar com uma variedade incrível de materiais, comecei com um mini-drill bem simples, e depois com a evolução das técnicas comprei este que tem o chicote, que é a extensão flexível! Geralmente a broca é ligada diretamente no aparelho, mas nesse caso há uma extensão, que me permite trabalhar com mais conforto e com maior precisão.

Próximo vemos um gancho azul, esse gancho é de ovos de páscoa! Eu o utilizo para pendurar esse equipamento em um armário ou na janela para que eu possa trabalhar melhor, assim o chicote não fica enrolando e nem puxando o aparelho. 


Percebam que há um controle de velocidade, varia de 0 a 6 e isso é perfeito para trabalhos delicados e pesados, assim posso regular a velocidade, força e precisão do trabalho na peça.


Para melhorar a funcionalidade do aparelho eu adaptei este pedal de maquina de costura, ele funciona da seguinte maneira, quando apertamos ele com o pé ele passa a corrente para o motor, quando soltamos ele para de passar energia, quanto mais forte pisamos mais força é conduzida. Ou seja, funciona como se fosse o acelerador de um carro, eu ligo o pedal na tomada e o motor na saída do pedal. Funciona perfeitamente, assim posso trabalhar focado na peça e minhas mãos ficam voltadas só para o trabalho, o pé cuida do ligar e desligar da maquina, muito útil. 


Aqui tenho alguns exemplos de brocas, esses rolinhos são as lixas, o disco serve para lixar ou cortar, as brocas de metal são diamantadas então elas podem "escrever" em vidro e metal além de serem ótimas para detalhar trabalhos com epoxy, como o crânio de T-Rex que estou fazendo, e a rosa é uma lixa mais fina para lixar materiais mais delicados. 


Estou guardando dinheiro porque quero comprar mais algumas brocas com pontas diamantadas, elas são úteis para vários trabalhos e quase nunca perdem o "corte" ou seja, não precisa se preocupar em desgaste de material ou na quebra dele, como no caso da lixa em formato de rolinho ou no disco, que pode ser quebrado facilmente.

Espero que tenha gostado dessa mini explicação sobre o aparelho, qualquer duvida que tenha pode perguntar, é muito bom antes de comprar um aparelho tirar todas as duvidas e saber se este é o melhor modelo para determinado trabalho.


2 comentários: