quarta-feira, 8 de junho de 2011

Estudo da Anatomia – Linhas de volume

Já reparou no ângulo das curvas que traçamos? Há dois tipos de curvas: côncava e convexa. O segredo para traçar essas linhas está em usar cada uma delas, de um jeito harmonioso, para criar o volume do contorno do corpo.

Linhas convexas dão a ilusão de volume, já as linhas côncavas dão a impressão de algo afundado. O modo como você traça as linhas e a combinação das suas formas cria a ilusão de que há algo com profundidade e massa.

Curvas podem ser uma boa ferramenta, mas seu uso inapropriado destrói a ilusão de profundidade e faz a figura ficar estranha.
Veja os joelhos, por exemplo:



Acima, no exemplo, o joelho é sugerido só por uma curva côncava em cada lado. Não há nenhuma profundidade nestas linhas. Nenhuma percepção de massa ou tamanho. Aquela ilusão está perdida por uso destas linhas. No exemplo à esquerda, são usadas formas sobrepostas para criar uma ilusão adicional de profundidade, que é o correto.

Se você examinar a coxa e o joelho do desenho da direita, verá que são duas linhas convexas e, entre elas, temos uma curva côncava bem sutil. Essa curva côncava serve para unir as duas e deixar o traçado mais sutil, dando um visual bem mais agradável e real.


Um comentário: