terça-feira, 12 de julho de 2011

Estudo de Poses – Parte 2


Nesta posição, temos um personagem sentado, como se estivesse em um gramado, admirando o céu.
Uma posição confortável, em uma situação dessas, seria com as pernas descansando, depois de,provavelmente, uma caminhada (é importante imaginar como o personagem se sente e em qual ambiente está, a fim de desenhá-lo mais detalhadamente).
A perna esquerda está voltada para frente, mas lembre-se que no corpo humano não existe nada “reto”. Embora ela esteja para frente, fica com o joelho um pouco acima do nível do quadril e do pé. Note que o pé direito está por debaixo dele. O quadril tem de ficar encostado no chão, o que é quase que desnecessário dizer, já que o personagem está sentado. 
Considerando que a cabeça está olhando para cima, a base do queixo é visível e a mandíbula não cria uma linha definida entre o pescoço e a cabeça.  Podemos usar a Junção-T para suavizar os traços.
O corpo está apoiado para trás, assim, o braço esquerdo tem que apoiar o peso. Temos de desenhá-lo travado para agüentar todo o peso. O corpo humano está em constante mudança e, cada vez mais, o cotovelo vai entrar para a posição oposta a que se articula. Então, mesmo fazendo um personagem com o cotovelo baseado em uma foto real, pode parecer que esteja exagerado, mas a tendência será encontrarmos pessoas com os cotovelos ou pernas com o travamento em um ângulo maior. 
Obs: O travamento, no caso, trata-se da posição em que o cotovelo ou o joelho alinha os ossos e forma uma base sólida para agüentar o peso. Se ele não estiver travado, dobrará facilmente e fará a pessoa se desequilibrar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário